Xô, ansiedade!

Conheça cinco grupos de alimentos que auxiliam no combate a ansiedade, o nervosismo e a tristeza

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Mamãe Saúde Fit
Bem Estar, Nutrição
16/12/19 10:39

Alguns alimentos são ricos em nutrientes que podem modular nosso sistema nervoso, melhorando esses quadros e conferindo sensação de bem-estar, prazer e contentamento. Isso é possível através de nutrientes que são precursores do neurotransmissor serotonina e outros que possibilitam a formação da serotonina.

Eu, Mamãe Saúde Fit, vou listar os 5 grupos de alimentos essenciais para espantar a ansiedade, o nervosismo e a tristeza:

 

1- Leguminosas: feijões, grão de bico, lentilha

Além de auxiliar na ansiedade, as leguminosas trazem grande quantidade de fibras, necessárias para combater a prisão de ventre e regular os níveis de açúcar e de colesterol no sangue. São ricos em minerais como o ferro, o cálcio, o fósforo, o magnésio, o iodo e o potássio.

As leguminosas contêm vitaminas como as do grupo B, as quais ajudam a regular o sistema nervoso central e prevenir os momentos de estresse, ansiedade ou depressão e ainda eliminam o excesso de líquidos de nosso organismo.

 

Foto: Freepik

 

2- Vegetais folhosos: espinafre, couve, chicória, rúcula, alface

Também é benefício dos vegetais serem naturalmente baixos em calorias e gorduras. Ajuda a prevenir doenças cardíacas, diabetes, AVC e câncer, e as deficiências de vitaminas e minerais importantes.

 

3- Frutas: banana, laranja, abacate, maçã

Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.

 

Foto: Freepik

 

4- Carnes/Peixes: carnes magras, salmão, sardinha, atum

Carne é uma grande fonte de creatina, o aminoácido que alivia a depressão em mulheres, de acordo com o estudo realizado 2011.

Especialistas acreditam que, ao aumentar a energia disponível para o cérebro, a creatina pode ajudar melhor sua mente a diminuir problemas.

 

5- Oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas

Combate o stress e depressão, controla a ansiedade e é fonte de zinco, magnésio que ajuda na saúde do cérebro.

Quer se livrar da ansiedade, nervosismo e tristeza? Consuma diariamente esses alimentos e seja mais feliz!

 

Foto: Freepik 

 

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