Você já dosou a sua vitamina D?

Hoje em “A nutri responde” vamos falar um pouquinho sobre este micronutriente de vital importância

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/07/revista-evoke-colunista-deilys-gonzalez.jpg
Deilys Gonzalez
Bem Estar, Nutrição
20/08/19 11:49

Oi gente! A pergunta de hoje é do Vítor. Ele fala: Deilys, fiz meu exame de vitamina D e deu abaixo do valor de referência, fiquei preocupado, para que serve a vitamina D? Preciso suplementar?

Vitor, você não está sozinho, realmente hoje é bem comum a deficiência de vitamina D, no entanto, a frequência da deficiência não torna sua recuperação menos importante, pelo contrário.

A vitamina D é um micronutriente essencial para a nossa saúde e para o rendimento esportivo. Ela participa do reparo muscular, em especial a recuperação de força, é essencial para a imunidade inata e adquirida, para a estrutura e função cardíaca, além de estar relacionada com a saúde muscular e a diminuição do risco de fraturas. Além disso, diversos estudos relacionam a deficiência de vitamina D com aumento do risco de diabetes, de hipertensão arterial e de vários tipos de câncer.

Portanto ela tem inúmeras funções em todo nosso corpo e a sua deficiência é extremamente prejudicial.

Agora que você já sabe para que serve, vamos entender um pouquinho sobre o seu metabolismo.

Você tem um composto na pele, chamado 7-dehidrocolesterol que ao sofrer ação dos raios UVB do sol é transformado em vitamina D3, a mesma que a gente obtém através da alimentação. No entanto, esta ainda não é a forma ativa. Ela precisa ainda passar pelo fígado e pelos rins para se tornar a forma ativa. Depois ela é transportada por proteínas no sangue até se ligar com seu receptor. Um problema em qualquer um destes passos pode ser responsável por sua deficiência.

Portanto, existem diversas causas para a deficiência de vitamina D. Desde obesidade, polimorfismos das proteínas de transporte (um assunto um pouquinho mais avançado), algum problema hepático ou renal ou a baixa disponibilidade de vitamina D em alimentos.

Como vocês viram, uma das formas de iniciar o processo de obtenção de vitamina D é via exposição solar, porém, por outros motivos, hoje a gente foge do sol ou se expõe somente com o uso de fotoprotetor.

Em função disso, a suplementação de vitamina D ganha cada vez mais relevância. Os guidelines de vitamina D colocam que a suplementação de 800 a 2000 UI por dia é recomendada para manter o status de vitamina D para a população geral.

No entanto, para quem já apresenta deficiência, as dosagens de recuperação são diferentes. Vitor, como você já apresenta deficiência, você precisa fazer a suplementação para a recuperação do status de vitamina D sim! Procura um médico que vai fazer a prescrição na dosagem correta para o seu caso.

E como falei no início, quem ainda não dosou a sua vitamina D, procure um profissional e peçam para incluir ela nos seus exames de rotina, é uma triagem simples que pode trazer muitos benefícios.

Como sempre, é um prazer estar com vocês. Lembrem de deixar todas as suas perguntas de alimentação e suplementação aqui nos comentários. Deixem também o seu like no programa, compartilhem com seus amigos e se inscrevam no canal para sempre receber as atualizações dos próximos vídeos. Aproveitem para seguir também o perfil da performance no instagram, e acompanhem a riqueza de conteúdos postados diariamente. Bjos da nutri. A gente se vê.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.