Veja algumas dicas para manter a saúde mental durante a pandemia

Cuidar da saúde física e fazer coisas que lhe trazem felicidade estão entre as sugestões

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Revista Evoke
Bem Estar, Evoke Mind
31/03/20 11:12

Momentos de epidemias globais costumam gerar sentimentos de tensão, estresse e desespero na população como um todo – é o caso que vem ocorrendo desde o estopim do novo coronavírus, doença viral que se alastrou pelo mundo todo. Essa situação pode abalar significativamente a saúde mental em todas as idades, causando um desequilíbrio nas habilidades socioemocionais.

Situações estressantes e desgastantes podem causar danos ao nosso cérebro; quando nos estressamos, acionamos uma resposta automática que o cérebro dá a toda situação difícil de enfrentar.

Segundo a neurocientista e PhD, Dra. Suzana Herculano-Houzel, “estresse é qualquer situação que o cérebro nota que exige resposta ou preparação para lidar com ela”. E é nesse momento que é preciso ter inteligência emocional para lidar com essas situações.

“Quando detecta estresse de qualquer tipo, o cérebro se prepara para lidar com ele. O estresse que é logo resolvido vai embora e nos deixa ao menos com uma sensação de alívio, senão de satisfação. Mas se o cérebro se prepara, se arma, planeja, pensa a respeito, tenta resolver e não consegue e começa a remoer a situação do estresse que não vai embora ou até começa a conviver com ele, o estresse a longo prazo vem com ajustes hormonais, fisiológicos e mentais que, se por um lado ajudam a nos manter vivos, comem cérebro e corpo por dentro”, diz Suzana.

Quando praticamos a ginástica para o cérebro, como as neuróbicas do Método SUPERA ou jogos educacionais, condicionamos nosso cérebro para que ele se organize e desenvolva habilidades cognitivas e socioemocionais, ideais para manter a qualidade de vida e o bem-estar nos momentos de crise.

A fim de mantermos nossa saúde mental, a Organização Mundial da Saúde publicou algumas orientações por essa situação com mais inteligência emocional e bem-estar – principalmente, nos momentos de quarentena e isolamento social. Além de ajudar na prevenção da doença, isso faz com que saibamos lidar com sabedoria por esse momento atípico para a maioria da população. Conheça as 9 dicas a seguir:

 

Cuidado com o excesso de informações

A internet é uma mão na roda na hora de conseguir informações; mas o excesso de notícias e as horas conectados podem causar preocupações e incertezas. Preste atenção nos gatilhos mentais; se isso lhe fizer mal, dê um tempo e foque atividades que lhe deem bem-estar. Compartilhe histórias positivas e filtre a quantidade e qualidade das informações.

 

Cuide da sua saúde física

Procure manter a saúde do corpo com atividades físicas frequentes e uma alimentação equilibrada. Além disso, recomenda-se a prática de atividades relaxantes, como meditação, alongamento, ioga e etc.

 

Faça coisas que lhe trazem felicidade

Que tal aproveitar o momento em casa para fazer tudo aquilo que a rotina agitada não lhe permite? Fazer um curso online, assistir aquela série, ler aquele livro que não tinha tempo, aprender uma nova receita, brinque com seus animais de estimação, faça neuróbicas, exercite seu cérebro… aproveite com qualidade o tempo que terá disponível.

 

Tenha resiliência

Tente absorver os principais aprendizados da situação; seja realista e evite entrar em pânico. Pratique o autoconhecimento, descubra a melhor forma de passar por isso e lembre-se que não durará para sempre.

 

Coloque as coisas em ordem

Sabe a arrumação do armário, dos arquivos do computador, das plantas da casa, dos e-mails não lidos – ações que são sempre deixadas para depois? Não deixe de fazer coisas que ocupem a sua mente e relaxam ao mesmo tempo.

 

Estabeleça uma rotina

Com mais tempo livre em casa, é preciso ter disciplina para conseguir manter uma rotina. Tente realizar atividades em horários pré-estabelecidos e crie uma rotina de trabalho – seja no home office ou nos momentos de autocuidado. Isso lhe dará a sensação de organização e tranquilidade.

 

Mantenha o contato pessoal

Converse com outras pessoas e interaja com aqueles que estão na sua casa – fale sobre seus sentimentos, sua rotina, seu estudo, seu trabalho. Não se isole!

 

Continue seu tratamento

Não deixe de tomar suas medicações, caso esteja em tratamento médico e procure ajuda caso tenha complicações ou alterações de sintomas.

 

Procure ajuda profissional

Se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, medroso ou depressivo – procure ajuda especializada, como médicos, psiquiatras, psicólogos e o Centro de Valorização da Vida (188).

E não se esqueça: é temporário e é necessário para a saúde e bem-estar de toda a família. Quanto mais ficarmos tranquilos em casa, mais rápido esse momento passará!

 

 

 

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