Como perder peso com apenas 20 minutos de treino

Conheça a modalidade que entrega resultados com 20 minutos de exercícios

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Bem Estar, Fitness
09/10/18 10:54

Vinte minutos. Não é preciso mais do que isso para entrar e se manter em forma. Ao menos é o que garantem os praticantes e educadores físicos especializados em High Intensity Interval Training, ou, em português, Treino Intervalado de Alta Intensidade, o famoso HIIT. A modalidade que envolve exercícios aeróbicos realizados em máxima intensidade por um curto período de tempo, intercalados com breves momentos de descanso, vem ganhando cada vez mais adeptos por conta de sua versatilidade e eficiência.

O HIIT cai como uma luva para os praticantes de exercícios nas grandes capitais. Aqueles que vivem em rotinas apertadas e com pouco espaço para treinar. Isso acontece, pois o principal diferencial do HIIT, além de não consumir muito tempo do dia do praticante, é o fato de que calorias continuam sendo queimadas até 24 horas após o fim do treino. Ou seja, o metabolismo se mantém ativo mesmo em descanso.

Isso significa, por exemplo, que 2 minutos de HIIT equivalem a 30 minutos de caminhada moderada. A conclusão foi feita de acordo com um estudo publicado na revista científica American Physiological Society. Eles afirmaram que alguns minutos de treinamento de alta intensidade oferecem os mesmos benefícios — em nível celular — de exercícios moderados prolongados.

Mas a grande dúvida em torno do HIIT é: esse é um tipo de exercício para todos? Nessa modalidade, devido à frequência cardíaca ficar entre 85% e a máxima, por quase não haver descanso e pelo alto impacto das atividades, o ideal é que haja uma avaliação médica prévia, tanto do ponto de vista cardiovascular quanto do ortopédico.

O HIIT deve ser feito a partir de uma rotina de exercícios preparada para cada tipo de condicionamento. Além de um acompanhamento com personal trainer. Mas como esse é um luxo para poucos, os aplicativos que utilizam Inteligência Artificial para aprender com o corpo dos usuários e preparar rotinas personalizadas de treinos vem ganhando popularidade.

Na liderança dessa tendência, com 3 milhões de usuários no Brasil, está o aplicativo Freeletics. Em sua versão Bodyweight, funciona como um personal trainer digital especialista em HIIT. Para começar a usar, a Inteligência Artificial do app, batizada de “Coach” (treinador) faz uma entrevista para avaliar qual é o condicionamento atual do novo atleta. A partir daí, ele propõe alguns exercícios e coleta feedbacks dos usuários. Tudo isso para adaptar e evoluir os workouts de acordo com a progressão do usuário. A plataforma cruza os dados de desempenho com os de outros 30 milhões de usuários pelo mundo. Eles usam parâmetros criados pelos principais fisiologistas, educadores físicos e médicos do esporte internacionais. Tudo isso para garantir a segurança durante os exercícios.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.