Uma segunda chance

Recuperação de dependentes químicos com o auxílio da comunidade

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/07/felix01site.jpg
JR Felix
Aplausos, Lifestyle
30/04/18 15:47

A saída do mundo das drogas para muitas pessoas está em uma chácara em São Sebastião. É onde funciona a Associação Padre Júlio Negrizzolo – Comunidade Filhos de Rosa Mística. Homens, a partir dos 18 anos, encontram atenção e generosidade de um grupo de fiéis que realmente acreditam na transformação de vidas. A ideia é ampliar o atendimento nos próximos meses, à medida que mais doações vão chegando já que não há a ajuda de entidades governamentais.

O programa de recuperação na chácara-sede prevê um período de nove meses. Ao final, a pessoa deverá estar apta a se reintegrar à família e ao seu contexto social. Por enquanto, o programa acolhe pessoas do sexo masculino, a partir de 18 anos de idade. As pessoas se candidatam, passam por um processo que prevê entrevista e avaliação com profissionais da associação e algum membro da família. O tratamento é gratuito. Bazares, rifas, eventos e produção de lanches e marmitas são revertidos na manutenção das ações e tratamento dos residentes.

A sede ocupa uma área de seis hectares na zona rural da cidade. No início, uma área praticamente inexplorada e com pouquíssima infraestrutura. Agora, neste ano, a comunidade começou a fazer reformas e adaptações na chácara com o objetivo de ampliar o atendimento de dependentes químicos, diminuindo, assim, a longa lista de espera para esse tratamento.  Até dezembro de 2017, a capacidade de atendimento era para 12 pessoas. Agora, deve subir para 20.

O processo de recuperação tem diversas ações. No campo espiritual, há momentos de orações, ao menos três vezes ao dia, na capela e no Santuário da Senhora das Rosas, construídos no território. Todo domingo, às 10h, é celebrada a Santa Missa, com a participação dos missionários e da comunidade.

A lida diária com a terra e o cuidado com os animais integram o programa de recuperação e são meios fundamentais para o desenvolvimento de toda a comunidade.

As espécies de animais são diversificadas. Há porcos, gansos, pavões, patos, marrecos, bodes, peixes, galos e galinhas. Os dependentes químicos ajudam na limpeza das áreas ocupadas por esses animais. Na parte agrícola, é cultivada uma extensa horta, além do pomar com variadas frutas. Cuidar da horta, do pomar e do bosque, faz parte da laborterapia dos dependentes químicos. Eles aprendem mais por meio do trabalho.

Os dependentes químicos são atendidos por profissionais missionários e/ou voluntários da área de saúde, como médico, dentista, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta. Algumas ações são realizadas nas dependências da associação e outras em clínicas e hospitais. Semanalmente, são realizados atendimentos, individuais e em grupo, de fisioterapia com sessões de alongamento e outros exercícios físicos.

Os familiares também participam do processo de recuperação participando de encontros sempre enriquecidos com palestras que abordam questões relevantes acerca do processo de cura da dependência química. No quarto domingo do mês, os familiares participam também da Santa Missa, aberta à comunidade em geral.

A recuperação também vem por meio da arte. Voluntários de artes plásticas levam ensinamentos sobre a preparação de madeira e acabamento. Também são produzidos diversos objetos como terços, chinelos, caixas de presente, bonés, pintura, costura, entre outros, criando-se um espaço motivacional e terapêutico, com o exercício de técnicas artesanais que visam o despertar da criatividade.

Todos os dias, há a comprovação de que auxiliar o próximo transforma a vida de todos. Há um pequeno e agradável bosque nativo com alguns banquinhos, um altar de madeira e a bela imagem de Nossa Senhora Rosa Mística, protegida por vidro. Nesse bosque, são realizados encontros com pequenos grupos. Trata-se de um local de muita paz, propício à reflexão e orações, onde os dependentes químicos são estimulados a acreditar que todos terão um futuro.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.