Proteína: saiba como ela pode te ajudar na perda de peso

Nossa colunista de bem-estar, Mamãe Saúde Fit, explica como a proteína pode te auxiliar, de acordo com os seus objetivos

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Mamãe-Saúde-Fit-PB-e1572628698469.jpg
Mamãe Saúde Fit
Bem Estar, Nutrição
16/03/20 12:14

É importante você saber que existe uma quantidade de proteína por dia para ingerirmos. Ela pode variar de acordo com os nossos objetivos, ou mesmo com a nossa massa corporal. Homens, por exemplo, precisam mais do nutriente do que mulheres – exatamente porque costumam ter mais massa magra do que gorduras.

As proteínas, assim como a gordura, evitam alterações bruscas da glicemia que acontece com alimentos ricos em carboidratos. O aumento rápido da glicose provoca picos elevados na insulina. O aumento de insulina vai favorecer o ganho de peso porque ela absorverá toda a glicose rapidamente, ocasionando a sua queda acentuada no sangue, fazendo com que você tenha mais fome.

Quando temos a quantidade de proteína ideal na dieta, você consegue prevenir a perda de massa muscular durante a restrição calórica para emagrecimento. Isso acontece porque ela aumenta a saciedade de forma mais eficaz do que os carboidratos, pois demora mais tempo para ser digerida e ainda possuem a energia igual por grama de carboidratos e evita a compulsão alimentar.

Então, se você comer a quantidade certa de proteínas em todas as refeições, você sentirá menos fome. Consequentemente irá perder gordura, porque menos comida e ganho de massa muscular gasta mais energia e emagrece.

Resumindo: proteína adequada em todas as refeições + quantidade adequada de carboidratos + gorduras boas + musculação: perda de gordura e ganho de massa muscular.

Mas não esqueça: sempre consulte um nutricionista para que ele te dê o valor exato dos alimentos de acordo com os seus objetivos.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.