Projeto CineCult 2018 exibe filme Viver

Película de Akira Kurosawa conta a história de um burocrata que descobre um câncer

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Cinema, Entretenimento
09/10/18 09:39

O CineCult exibe nesta quinta-feira o filme Viver. Sob curadoria de Iria Martins, o filme de Akira Kurosawa conta a história de Kanji Watanabe (Takashi Shimura). Ele é um veterano burocrata que há décadas trabalha diariamente fazendo nada na Prefeitura. Ele encontra companhias na noite e durante o dia, mas se realiza apenas quando realmente faz a diferença em seu trabalho. Ao descobrir que está com câncer no estômago, ele decide dar um sentido à sua até então desperdiçada vida.

Viver (1952) aparece na carreira de Akira Kurosawa logo após o fracasso de público de O Idiota (1951) e o sucesso internacional de Rashomon (1950). Com roteiro do próprio Kurosawa em parceria com Shinobu Hashimoto (Os Sete Samurais) e Hideo Oguni (Ran), Viver sagrou-se como um dos filmes mais emotivos da filmografia do diretor e certamente um dos melhores de sua carreira.

O filme consegue articular uma visão crítica sobre o mundo, sobra a humanidade e sobre o sentido da vida, e o faz de maneira poética e política, uma dupla que raramente consegue se apresentar no cinema, mas quando acontece, o resultado é daqueles que marcam para sempre o espectador, como esta belíssima obra-prima de Akira Kurosawa.

 

CineCult 2018

Data: 11 de outubro

Horário: 19h

Local: Teatro do Brasília Shopping.

Entrada franca.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.