Picnik especial celebra o Dia das Crianças

Evento também promove os 40 anos do Parque da Cidade

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Entretenimento, Kids
03/10/18 16:17

Já virou uma importante tradição candanga: todo feriado de 12 de outubro a população é presenteada com uma grande edição do PicniK, que compartilha com a capital uma extensa programação voltada para animar o Dia das Crianças.  Em 2018 não será diferente!

Com o patrocínio oficial da operadora Claro, alguns ingredientes tornam essa proposta ainda mais apetitosa, como a comemoração oficial dos 40 anos do Parque da Cidade Sarah Kubitschek e o grande foco na programação infantil para a questão ambiental e dos resíduos urbanos.

Com 31 edições na bagagem (apenas no DF) em seis anos de existência, o projeto, com consciência de sua função social e da responsabilidade que assume ao mobilizar a audiência de milhares de brasilienses, assume posição ativa junto ao assunto importante e atual que é a correta destinação do lixo gerado pela nossa capital. Com isso, por meio de parcerias com organizações pioneiras e referência no assunto, como os Institutos Cidades Lixo Zero, Ecozinha e a Compostar, construiu uma programação levando a pauta antes de mais nada para quem representa o futuro de nossa cidade, ou seja, nossas crianças.

Durante o evento, as famílias poderão brincar aprendendo a montar uma composteira ou um minhocário, a fazer instrumentos com material reciclado e assistir uma peça de teatro sobre a importância de se preservar o cerrado, dentre uma série de outras atividades. Assim, busca-se associar o tema a ações educativas e divertidas, de maneira a vincular o assunto de forma positivo junto à criançada, aproveitando também para ressignificar alguns conceitos e posturas, como o papel de catador, que no evento é visto como agente ambiental e, sobretudo, o lixo, que será mostrado como uma potencial fonte de riqueza quando destinado corretamente.

 

Dia das Crianças

Apresentando uma recheada programação para os pequenos, que conta com apresentações mambembes (pela Cia Circênicos), brinquedoteca, bolhas de sabão, pula-pula, tiro ao alvo e um ambiente gigantesco de brinquedos infláveis, as mães e pais poderão se divertir na área de jogos de RPG e tabuleiro, com o Joga Brasília Ed. Primavera, e no Espaço Zen, fazendo uma aula de yoga ou meditando com toda família.

 

Parque da Cidade 40 anos

Para parte da celebração oficial dos 40 anos do Parque da Cidade, a festa também se mostra muito diversificada. O grupo de percussão feminina Batalá também sopra as velinhas comemorando 15 anos de existência onde promoverá dentro do evento uma série de apresentações, que contará inclusive com a participação especial da Banda Marcial do Exército Brasileiro – Guarda Presidencial (BGP). A pista de dança ficará aos cuidados do lendário DJ paulista Mau-Mau, que apresenta uma seleção recheada com suas principais influências. A música autoral marca presença também no Brasília Sessions Stage, que além de figuras em ascensão no cenário indie local, como a cantora Moara, traz de fora show dos franceses Why Mud, da paulista Lara Aufranc e dos mineiros Cachalote Fuzz e Sick.

E, claro, todo esse encontro não faria sentido sem o mercadinho de arte, moda, design e ilustrações, que traz um apanhado com os destaques da economia criativa local, montando uma vitrine que cativa pela qualidade e criatividade do que é apresentado. Na praça de alimentação, opções para atender aos mais exigentes dos apetites: são cerca de 80 expositores com opções que variam da paella ao salsichão alemão, além, é claro, de um pavilhão exclusivo vegano, destinado às pessoas com restrições alimentícias como glutén, açúcar, leite etc.

 

Programação Dia das Crianças

Cidades Lixo Zero

Com intuito de levar o tema lixo, resíduos e meio-ambiente para o foco principal das atenções desta importante edição, o PicniK, em parceria com o Instituto Lixo Zero e parceiros, promove uma série de atividades em sua programação, propondo ressignificar esse tema junto a população para disseminar junto à criançada e jovens famílias candangas sementes de um futuro mais consciente e equilibrado.

 

Espaço Mirim

Onde há adulto reunido por uma boa causa, há criança em volta! Despertar a energia do colaborativo, da alegria e da abundância através da criatividade e contato com a natureza juntos nas brincadeiras e oficinas durante todo evento.

Horários:

14h, 15h30 e 17h: Oficinas de criação com material reciclável.

13h até 19h: Espaço de artes, brincadeiras e terrário de minhocas.

 

Espaço Circular

Você sabe o que é e como fazer compostagem? Esse é o lugar de vivenciar a experiência de transformar resíduos orgânicos em adubo, sem impactos negativos ao meio ambiente. Você pode percorrer o caminho da compostagem, conhecer um minhocário (por composteiros) e ainda plantar e levar sua própria mudinha, adubada com o composto orgânico das composteiras montadas no evento.

Horários: 14h, 16h e 18h30min: Caminho da compostagem e minhocário

 

Espaço Mini-Arena

Cia de Teatro Cirnênicos levam ao público peças de teatro, circenses e de comédia no espaço mambembe do PicniK.

Horários: 13h30 Espetáculo do Palhaço Bené

14h40 Cortejo Circênicos

15h Espetáculo Circênicos Varietê

16h Espetáculo do Mr. Bugiganga

 

Espaço Kids

Deixe a diversão do seu filho por nossa conta! Aproveite seu PicniK com tranquilidade sabendo que seu pequeno estará se divertindo em total segurança. Em uma área reservada, a Pedro Paulino Desenvolvimento Infantil estará oferecendo oficinas, brinquedoteca e monitores especializados para que seu filho e você tenha uma experiência incrível. Além de brinquedos infláveis, pula-pula, tiro ao alvo e muitas bolhas de sabão espalhados pelo evento.

 

Espaço Marandubinha

Área dedicada a recepção de famílias com crianças pequenas dentro do PicniK, mediação de Adriana Bertolucci. Dessa vez, literatura especial com foco no meio-ambiente.

Horários: 14h, 15h e 16h: roda de leitura para crianças.

14h30, 15h30 e 16h30: roda de conversa sobre formação de leitores em casa.

 

Espaço Distrito Cultural

Promovido pela Globo Brasília, o espaço será a base para o público ter contato com ações e projetos de impacto regional positivo dentro do PicniK, promovendo um olhar particular sobre a cidade e sua comunidade criativa. Para o aniversário do Parque, foco das atividades fica em plantar uma relação saudável entre público infantil e os resíduos!

Horários: 14h Oficina de Fantoche, por Lixo Papão

15h30 Apresentação Banda Som de Papel

16h10 Oficina de criação de instrumentos musicais com materiais reciclados com a banda Som de Papel

17h10 Contação de Histórias: lixo consciente, plástico e conservação da água

17h40 Teatro Infantil: Preservando o nosso Cerrado, por Tia Kika

 

Mercadinho Arte, Moda e Design

Mais de 100 expositores de arte, moda, decoração, plantinhas e produtos orgânicos mostrando o lindo rosto da economia criativa candanga!

 

Galeria Art Foundry + Motim

Apresentação do trabalho de ilustradores selecionados pelo Motim – Mercado de Produção Independente, evento anual que reúne editores independentes e artistas de todo Brasil e que em 2018 acontecerá em novembro no Guará, contando com a presença de nomes de grande destaque no cenário nacional, shows e lançamentos imperdíveis para quem curte zine, pôster, história em quadrinhos e outras formas de expressão que correm à margem do mercado editorial e artístico tradicional. No PicniK, possibilidade de sentir um gostinho do que está por vir!

 

Espaço Zen

Oxigênio para sua existência com atividades voltadas para promover a interação saudável entre pais, mães e filhos!

Horários:  13h30 Dança e Brincadeiras Populares, por Letícia Coralina

14h30 Oficina de Sling, por Carina Cavalcante (Art Sling)

15h30 Sling Dance para mães e bebês, por Mariana Russo

16h30 Yoga para Crianças, por Mel Baracho

17h30 Meditação Budista, por Cris Rodrigues (CEBB)

 

Espaço de Cura

Entregue sua alma, corpo e mente para nossos terapeutas! Receptivo pelo coletivo A Ponte.

Deeksha por Francisco Ulisses da Trindade Júnior

Thetahealing e Quântica Energética por Katharina Araújo

Shiatsu e Tarot Terapêutico por Rose Carmo

Magnified Healing por Andréia Elisa Hanai

Barras de Access e Calatonia por Grace Castro

 

Pista de Dança

Trilha sonora inusitada e divertida comandada pelo residente Ogunda-O (aka The Miguelitos). Para o aniversário do Parque, o lendário DJ paulista MAU MAU apresenta pela primeira vez na cidade um set com suas principais influências, promovendo uma jornada à boa música dançante universal! Time de seletores conta ainda com As Primitivas e seu rock de garagem bem humorado e desconcertante, Forró Red Light, DiRocha e o goiano Angelo Martorell garantindo as brasilidades, Tonny Rocks, Igor Albuquerque e a dupla Nimic.

 

BSB Sessions Stage

Uma plataforma de descobertas musicais que desenvolve uma série audiovisual para conectar a música e a arquitetura de Brasília. Nesta edição faz a curadoria de bandas que tocarão no Picnik, trazendo atrações do além-mar e artistas em ascensão no cenário local para se somar a jovens talentos candangos. Antes, depois e nos intervalos das bandas, controle fica por conta da incrível Gaivota Naves.

Horários: 14h Paulo Chaves (DF)

15h Moara (DF)

16h Lara Aufranc (SP)

17:30h Why Mud (FR)

18:50h Cachalote Fuzz(MG)

20h Luísa e os Alquimistas (RN)

 

 

Ecoponto

Água de graça no PicniK? Mais uma inovação desta edição é o ecoponto, local onde o público poderá aprender um pouquinho sobre o seu descarte no evento. Quem fizer um lanche ou bebeu algo, ao se dirigir a um desses pontos, poderá fazer a separação do seu “lixo” com auxílio dos agentes ambientais… Bônus ao fazer entrega: uma água! Aproveite estoque limitado.

 

Espaço Acessibilidade

Teremos logo na entrada principal do evento um receptivo especial para pessoas com dificuldades visuais e auditivas: serão disponibilizados facilitadores e visitas guiadas pelo evento.

 

PicniK

Data: 12 de outubro

Local: Estacionamento 4 – Parque da Cidade

Horário: das 13h às 22h

Acesso gratuito

Classificação indicativa livre

Obs: a partir das 16h será necessária a doação de 1kg de alimento ou 1 livro literário ou 1 lixo eletrônico para acessar evento (Instituição beneficiada = Abrace). Proibida entrada de bebidas, sobretudo as alcoólicas.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.