Pequeno, grande lhe parece…

Tendência da construção civil, os ambientes pequenos têm tomado conta do mercado

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/07/revista-evoke-colunista-barbara.jpg
Barbara Bertin
Arq & Decor, Lifestyle
22/07/19 14:37

Ambientes compactos são uma excelente oferta para investidores ou para quem quer morar com praticidade e usufruir do sistema pay-use de serviços de apoio, oferecidos pela maioria dos edifícios com essa característica.

O apartamento, em estudo, nessa coluna, é uma kitnet de cerca de 37 m², em um edifício residencial, no Bairro de Águas Claras, no Residencial Uno.

Os clientes são investidores com interesse em alugar o imóvel pré-mobiliado. Portanto, o programa de necessidades precisou ajustar o pequeno imóvel a um provável cliente, desconhecido, com possibilidades diversas de interesses.

Dos condicionantes para o programa de necessidades, concluímos que o espaço previamente entregue com cozinha americana, um banheiro e um salão, precisaria ter a divisão entre sala e quarto, desse último ambiente. Outro fator, melhor custo benefício para o investimento inicial.

Sem o perfil do possível locador do imóvel, traçamos um partido arquitetônico, com uma divisória central, que compõe um armário para o quarto e um painel para a sala, no qual temos o arranque da bancada em vidro temperado, que serve como apoio e mesa para refeições. Neste mesmo móvel, propusemos uma divisória giratória, na qual fica posicionado um televisor de 32”, para uso na sala ou no quarto. A sala fica completa com um sofá-cama de dois lugares, nichos para livros, garrafas, taças, um pequeno frigobar ou adega e pufes que podem ser arrastados para acomodar convidados.

Já do lado do quarto, temos nesse armário divisório espaços com sapateiros e prateleiras. Uma cama Queen size, de 1,60 m de largura, escrivaninha lateral a cama que também serve de apoio para criado-mudo, prateleiras superiores e um guarda-roupas para duas pessoas.

 

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

 

Numa situação de projeto como essa, precisamos usufruir de alguns conceitos arquitetônicos como o uso de espelhos, boa iluminação natural e artificial, cores claras e formas puras, complementares, para ajudar o pequeno parecer grande.

 

Projeto de Arquitetura de Interiores
Autoria – Arq Barbara Bertin – @arqgeo.arquitetura
Colaborador – Sérgio Facundes

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.