Opções de sobremesas mais saudáveis

Confira dicas para não abrir mão de um docinho após as refeições

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Bem Estar, Nutrição
14/08/18 17:07

Há pessoas que sentem mais vontade de consumir doces do que outras. A explicação, segundo a nutricionista Enaile Arrais, da NutriCoaching, é que alguns indivíduos podem apresentar uma alteração genética especifica que as façam “precisar” e desejar mais o doce do que outros.

Segundo a especialista, estudos estão mostrando cada vez mais os malefícios do açúcar em excesso no nosso dia a dia e o seu poder viciante, ou seja, quanto mais o açúcar é ingerido, mais precisará ser consumido em quantidades cada vez maiores. Isso porque o açúcar aumenta a sensação de bem estar, prazer e euforia no corpo, por meio da produção do hormônio serotonina. “Porém, existem outros alimentos e atitudes na nossa rotina que também promovem a produção da serotonina, como uma rotina adequada de sono (dormir mais cedo é extremamente importante para a produção adequada dos nossos hormônios do bem estar), uma rotina de atividade física (fundamental para a produção de endorfinas que também promovem sensação de prazer e bem estar) e uma alimentação balanceada”, esclarece Enaile Arrais.

A nutricionista da NutriCoaching recomenda  aos que não conseguem ficar sem doce comer, no máximo, de duas a três vezes na semana. “Justamente pelo poder viciante do açúcar, precisamos tomar cuidado com o seu consumo diário”, pondera.

Mas que tipo de sobremesa é mais adequada? É importante procurar consumir, de acordo com a nutricionista, sobremesas de frutas, utilizando açúcares mais saudáveis como mel, néctar de coco ou açúcar de coco, chocolate amargo ou meio amargo (no mínimo 60 % de cacau).

 

Opções de sobremesas mais saudáveis:

Creme de Avelã Low Carb

Ingredientes:

150 g de avelã torradas e descascadas

4 colheres de sopa de cacau em pó

1/2 xícara de manteiga de cacau

Pitada de sal

1 garrafinha de leite de coco

2 colheres de sopa de xilitol

Modo de preparo: Coloque metade das avelãs em um liquidificador com metade do cacau e metade da manteiga de cacau e todo o leite de coco.

Bata em alta potência até atingir um creme. Coloque o restante dos ingredientes e volte a bater até ficar cremoso.

Armazene sob refrigeração. Pode ser servido com frutas vermelhas ou outras frutas da preferência.

 

Brigadeiro Funcional

Ingredientes:

1 batata doce roxa tamanho médio/grande cozida

1 barra de 100 g de chocolate meio amargo ou amargo

Modo de preparo: Amasse bem a batata já cozida ou bata em um processador. Com a batata ainda quente, adicione 1 barra do chocolate e leve ao fogo, mexendo até que ele derreta e se misturem bem.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.