CCBB Brasília recebe mostra Scorsese

Centro Cultural apresenta retrospectiva em homenagem ao cineasta Martin Scorsese

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Cultura, Entretenimento
30/01/19 10:39

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília recebe a mostra de cinema SCORSESE, em homenagem ao cineasta Martin Scorsese, um dos maiores e mais influentes cineastas contemporâneos, consagrado com diversos prêmios e homenagens internacionais. A seleção de 33 produções – entre documentários, longas e curtas-metragens para cinema e televisão – permanece em cartaz no Cinema do CCBB entre os dias 12 de fevereiro a 10 de março, em programação que conta ainda com debate sobre a trajetória do cineasta, curso ministrado pela crítica Cecília Barroso e uma sessão inclusiva do filme Touro Indomável.

Na programação, a retrospectiva exibirá 25 longas-metragens de ficção, desde o longa de estreia Quem Bate à Minha Porta? (I Call First, 1967), com o ator Harvey Keitel e a montadora Thelma Schoonmaker, grandes colaboradores do cineasta, até Silêncio (Silence, 2016), passando por clássicos como Taxi Driver (1976), primeira Palma de Ouro de Scorsese, Os Bons Companheiros (Goodfellas, 1990), Os Infiltrados (The Departed, 2006), que deu a Scorsese um Oscar de direção, e, ainda, raridades como Sexy e Marginal (Boxcar Bertha, 1972) e Caminhos Perigosos (Mean Streets, 1973).

Serão exibidos também três documentários, entre eles Uma Viagem Pessoal Pelo Cinema Americano (A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Cinema, 1995), uma verdadeira aula de cinema; quatro curtas-metragens, como The Big Shave (1967), e um filme para TV, Histórias Maravilhosas/Mirror, Mirror (série Amazing Stories, 1986), completando a mostra.

“Martin Scorsese é sem dúvida um dos maiores diretores de cinema vivo no mundo.  Sempre nos espantou o fato de nunca ter sido realizada nenhuma mostra sobre sua obra no Brasil.  A retrospectiva Scorsese é uma forma de quitar esta dívida, exibindo pela primeira vez uma rica seleção de seus filmes. Esperamos com isto revelar ao público brasileiro a grandiosidade deste grande cineasta e cinéfilo que tanto fez e ainda faz pelo cinema mundial”, comentam os curadores José de Aguiar e Marina Pessanha.

Da amizade de Martin Scorsese com os também influentes cineastas Brian De Palma, Francis Ford Coppola, George Lucas e Steven Spielberg nasceu uma geração que transformou os anos 70 em uma das décadas mais memoráveis do cinema americano. Conhecido como um diretor de gênero, Scorsese demonstra grande interesse por filmes de máfia. De Os Bons Companheiros até Os Infiltrados, passando por Cassino, é clara a persistência do diretor no tema da violência.

O cineasta também é famoso por dispositivos como o uso da câmera lenta, voz em off, travelling e imagem congelada. Lança praticamente um filme por ano, desde a década de 60, e ele mesmo produz quase todos seus filmes.

A programação da mostra SCORSESE contará também com um debate com os críticos Cecília Barroso, Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida e mediação do curador José de Aguiar, com tradução em libras. A mostra também oferecerá um curso nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, com Cecília Barroso, cujas inscrições podem ser realizadas através do e-mail scorsesebrasilia@gmail.com. Os dois eventos são gratuitos.

A mostra SCORSESE apresentará também uma sessão inclusiva do filme Touro Indomável (Raging Bull, 1980), com audiodescrição, tradução em libras, legendagem descritiva e entrada gratuita no dia 7 de março, às 13h.

Além disso, será distribuído ao público da mostra – por meio do cartão fidelidade do CCBB Brasília –  um catálogo produzido especialmente para a mostra com fotos, fichas técnicas, filmografia, textos críticos inéditos e clássicos de publicações nacionais e estrangeiras. A obra pode ser retirada na bilheteria do centro cultural.

 

 

MOSTRA SCORSESE

Local: Cinema do CCBB

Data:  12 de fevereiro a 10 de março

Confira a programação e a classificação dos filmes no site: bb.com.br/cultura