Mindfulness como método de emagrecimento

Técnica ensina a observar as coisas como elas são, ajudando a curar ansiedade, depressão e auxiliando na perda de peso

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Bem Estar, Evoke Mind
18/03/19 14:54

Pesquisas em psicologia e neurologia mostram que somos influenciados o tempo todo. Se você está cansado, terá menos autocontrole; se pensa que não vai conseguir fazer algo, realmente terá mais dificuldade. E é por isso que o Mindfulness, técnica criada na Índia há mais de 2500 anos, está cada vez mais sendo utilizada para tratar de transtornos de ansiedade, depressão e até mesmo obesidade, sendo esta última o foco da prática no Centro Terapêutico Dr. Máximo Ravenna. Ministrado pelo psicólogo Leonardo Martins, o Mindfulness faz parte do pacote da clínica, que também engloba profissionais de outras áreas, tais como nutrição, endocrinologia, psicologia e educação física.

Mindfulness é uma técnica que ensina a observar as coisas como elas são. Quando experimentam isso, algumas pessoas têm a forte sensação de estarem perdendo tempo. No entanto, enquanto você observa, acontecem duas coisas muito importantes: a primeira é aprender a viver de forma menos reativa e a sair do modo automático. A segunda coisa muito importante é que, quando observamos, descobrimos fenômenos que desconhecíamos. “Por exemplo, descobrimos que os alimentos têm texturas e sabores que a pressa escondia. Com mais informações, podemos tomar melhores decisões e fazer melhores escolhas”, explica Leonardo.

Na clínica, semanalmente os pacientes têm à disposição um grupo exclusivo para a prática de Mindfulness, organizados nos moldes do Mindful-Based Stress Reduction (MBSR), programa desenvolvido pelo médico do MIT Jon Kabat-Zinn, um dos principais responsáveis por popularizar o Mindfulness no ocidente. E mensalmente ocorre o Mindful Eating, um workshop vivencial que visa desenvolver a alimentação consciente, treinando por um mês o autoconhecimento ligado ao comportamento alimentar. Entre os benefícios dessas práticas, destacamos o auxílio na perda e na manutenção do peso, o treino intensivo para o autoconhecimento, o aumento da capacidade de discriminar a sensação de fome e outros confundidores que levam ao ganho de peso, como ansiedade, tristeza e tédio, o aumento do prazer com a alimentação por meio da descoberta de sabores e sensações e o desenvolvimento de uma nova relação com a comida, que deixa de ser a principal forma de lidar com os estímulos aversivos.

 

 

 

Centro Terapêutico Dr. Máximo Ravenna Brasília

SH/ Sul, Quadra 6, Conj. A, Torre E, Loja 4 – Complexo Brasil 21

Informações e inscrições pelo telefone: (61) 3030-6350