Inscrições abertas para filmes brasileiros concorrer ao Oscar

Poderão participar do processo seletivo os filmes lançados e exibidos no Brasil, entre 1º de outubro de 2018 e 30 de setembro de 2019

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Cinema, Entretenimento
03/07/19 11:27

Foto: Divulgação 

 

Está aberto o processo de seleção do longa-metragem brasileiro que disputará uma vaga entre os cinco indicados ao Prêmio de Melhor Longa-Metragem Internacional (anteriormente Melhor Filme em Língua Estrangeira) da Academy of Motion Picture Arts and Sciences – Oscar 2020. As inscrições deverão ser feitas até as 18 horas do dia 16 de agosto, por meio do formulário disponível no portal. Para ter acesso ao formulário, é necessário cadastrar-se no site.

Para participar do processo seletivo, o filme deve ter sido lançado e exibido inicialmente no Brasil, entre 1º de outubro de 2018 e 30 de setembro de 2019, em sala de cinema comercial, por pelo menos setes dias consecutivos. Caso a estreia do filme seja em algum festival, mesmo internacional, a participação na disputa também é permitida. A inscrição deverá ser feita pela produtora titular dos direitos da obra ou pela distribuidora autorizada, que poderá inscrever sob o mesmo cadastro quantos filmes desejar.

A produtora ou distribuidora do filme selecionado terá até 1º de outubro para enviar à Academy of Motion Picture Arts and Sciences uma cópia do filme em 35mm ou 70mm, junto aos demais documentos estabelecidos no edital do concurso.

Segundo o secretário do Audiovisual do Ministério da Cidadania, Pedro Peixoto, o processo de seleção garante mais visibilidade aos filmes participantes, tanto no Brasil quanto no exterior. “Esta escolha do candidato brasileiro ao Prêmio de Melhor Longa Metragem Internacional é uma seleção importante, pois dá visibilidade ao cinema brasileiro e incrementa a bilheteria desses filmes, não só do filme selecionado, mas de todos os inscritos”.

Seleção

A avaliação dos filmes e a escolha do candidato brasileiro será feita por uma equipe de 11 especialistas, presidida pela diretora Anna Muylaert, responsável por filmes como Que Horas ela Volta? e Mãe Só Há Uma. Os integrantes foram escolhidos pela Academia Brasileira de Cinema. O resultado da seleção será divulgado no dia 27 de agosto.

No ano passado, o filme escolhido foi O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues. Para saber mais sobre o processo de seleção, acesse o site da Secretaria Especial da Cultura, em cultura.gov.br.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.