Hérnia de disco e bico de papagaio, você sabe a diferença?

Ortopedista e subespecialista em cirurgia de coluna explica o que são e como tratar os problemas

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Bem Estar, Saúde
01/02/19 15:43

Segundo o médico ortopedista e subespecialista em cirurgia de coluna minimamente invasiva, Dr Rodrigo Souza Lima, o bico de papagaio nada mais é que um desgaste na coluna. Já a hérnia de disco envolve o disco entre as vértebras.

Existe na coluna um disco que funciona como um amortecedor e dentro dele há um gel. A partir do momento que esse gel entra no canal vertebral, acaba se formando a hérnia de disco. O osteófitos, mais conhecido por bico de papagaio, é relacionado à artrose, sendo um desgaste na coluna.

O diagnóstico de ambos é feito por exames de imagens. “Na ressonância é possível ver a hérnia de disco, o tamanho dela e se está comprimindo algum nervo. No bico de papagaio, a radiografia e a tomografia já conseguem delimitar bem a estrutura óssea desgastada”, comenta Dr Rodrigo.

Há sintomas?

Os indícios são diferentes, mas há formas de identificar. O bico de papagaio geralmente aparece com dores lombares, relacionadas ao movimento e ao esforço. Já a hérnia de disco pode surgir com dores de dois tipos. “Esse paciente geralmente reclama de dor na perna ou no pé, popularmente chamada de dor ciática”, exemplifica.

Há como prevenir?

Além de uma alimentação mais saudável, é importante fazer sempre atividade física regular, com orientação de um profissional. “É necessário um cuidado redobrado com a forma como você se senta e carrega peso, além de manter uma boa postura e uma musculatura forte e bem trabalhada”, finaliza o médico.