Fotógrafo retrata capitais do Brasil em exposição

Acervo conta com mais de 300 mil fotografias

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Cultura, Entretenimento
27/11/18 14:31

Carioca que mora em Brasília desde os oito anos de idade, Bento Viana teve o primeiro contato com uma câmera no Santuário Dom Bosco. Desde então, o amor pela oitava arte só cresceu, até que virou uma profissão. Hoje, parte do acervo de Viana – que conta, no total, com mais de 300 mil fotografias – está em exposição. Com cerca de 150 imagens (algumas impressas e outras digitais) do carioca selecionadas pelos curadores André Honor e Berttoni Licarião, o público pode enxergar Brasília, Rio de Janeiro e Salvador pelo delicado olhar do artista.

No caso das imagens da capital federal, o fotógrafo ressalta: “são fotos que mostram uma arquitetura comum da cidade, só que de um ângulo diferente, principalmente visto do céu, tiradas de um helicóptero”. Das impressas, apenas duas fotos foram feitas do chão”. Ele destaca como exemplo um clique da escultura Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, na Praça dos Três Poderes, em que três raios de sol rosados ficam evidentes. “Esse efeito diferente apareceu para mostrar que o céu de Brasília é realmente impressionante”, completa.

As fotografias tiradas em Salvador, em 2008, mostram um pouco da cultura, da história e da religiosidade baianas, de forma bastante colorida, no geral. “Até as fotos em preto e branco mostram uma coisa de um movimento na imagem”, enfatiza Viana.

“O material do rio é muito colorido, todo aéreo e faz parte do meu novo trabalho, que vai virar um livro”, conta o artista. As fotografias foram tiradas durante 40 horas. Fazem parte da exposição cliques de monumentos como a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, o Castelo Mourisco, da Fiocruz, e uma estonteante panorâmica do Cristo Redentor. “É um material que gosto muito, porque revisito o lugar que cresci e me traz muita lembrança das cores”, relata.

 

Capitais do Brasil

Local: Museu Nacional da República

Visitação: Até 6 de janeiro

Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h30

Informações: (61) 3325-5220

Visitas escolares agendadas pelo telefone (61) 98350-1166

Site: www.capitaisdobrasil.com.br

Entrada franca

Classificação indicativa livre

Evento com acessibilidade em Braille, em LIBRAS e em Mobilidade

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.