Exposição sobre preservação do patrimônio arqueológico

A mostra apresenta o patrimônio arqueológico do Distrito Federal

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Cultura, Entretenimento
27/11/18 14:37

A história da ocupação humana no Distrito Federal vai muito além do período que se remete a construção e inauguração da nova capital do país. Há milhares de anos, homens e mulheres já habitavam esse território que atualmente conhecemos como Brasília. Alguns dos vestígios que comprovam a presença e o modo de vida dos primeiros povos no Planalto Central estarão disponíveis em uma exposição.

A mostra apresenta o patrimônio arqueológico do Distrito Federal, com informes sobre a ocupação humana do período pré-histórico, colonial e pós-colonial em várias regiões administrativas, além do Parque Nacional de Brasília. Algumas das peças coletadas nesses sítios arqueológicos, como artefatos elaborados por grupos caçadores-coletores (que viviam há cerca de 12 mil anos nessa região) vinculados à tradição Itaparica, e pontas de flechas em quartzo hialino fazem parte do acervo, que está aberto à visitação do público no edifício sede do Iphan, em Brasília.

O Iphan já identificou cerca de 51 sítios arqueológicos no Distrito Federal. Desses sítios, 26 são vinculados a povos que sobreviviam da caça e da coleta; 7 estão associados a povos que plantavam parte de seu alimento e produziam cerâmicas; e 17 são sítios arqueológicos ligados aos períodos colonial ou imperial.

 

Exposição Patrimônio Arqueológico

Local: SEPS – Quadra 713/913 – Edifício Iphan –

Horário: 8h às 18h.

Escolas interessadas em agendar uma visita, entrar em contato com:

Crisvanete de Castro Aquino –  Arqueóloga

Centro Nacional de Arqueologia (CNA): (61) 2024- 6314

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.