Dicas para a tosa do seu cãopanheiro nesse verão

Especialista em banho e tosa dá dicas para deixar seu pet mais fresquinho

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Bem Estar, Vida Animal
31/01/19 14:28

Durante o verão é comum as pessoas procurarem alguma maneira para se refrescarem e se protegerem do sol. Da mesma forma, os cachorros também necessitam de cuidados especiais e de maior atenção durante esse período do ano.

A maneira mais eficiente que os cães encontram para se refrescar é através da respiração. Eles não possuem muitas glândulas sudoríparas e não conseguem fazer isso através do suor. Assim como a respiração, a pelagem dos bichinhos ajuda a equilibrar a temperatura corporal deles. Por isso, é necessário conhecer todos os cuidados na hora da tosa.

O especialista em banho e tosa, Rafael Oliveira, explica a importância de manter a pelagem mais curta nesse período. “A tosa ajuda não só no controle do calor excessivo do animal, mas também no combate às pulgas e feridas causadas pelas altas temperaturas e pela umidade elevada”, comenta o especialista.

Porém, é necessário que os tutores tenham muito cuidado na hora de tosar seus cachorros, para que não façam de maneira inadequada, colocando a saúde deles em risco.

Particularidades de cada raça

É importante conhecer às peculiaridades que configuram cada raça. Para o Golden Retriever, por exemplo, é recomendada  a tosa mais conhecida como “trimming”.

Outras raças que se beneficiam com a tosa, principalmente no verão, são os das raças Poodle, Lhasa Apso, Shih Tzu, Schnauzer, Maltês, Cocker Spaniel e Yorkshire. “Eles têm pelagem longa, e durante o verão podem se molhar e se sujar com mais frequência, causando mau cheiro e dermatites”, explica Oliveira.

Em contrapartida, existem raças que não devem ser tosadas nesse período do ano, pois há riscos de o crescimento normal dos pelos ser prejudicado. Raças como Lulu da Pomerânia, Shiba, Akita e Chow Chow.  Que naturalmente perdem parte da pelagem nessa época do ano.

 

Foto: Envato Elements