Consumo excessivo de café reduz a qualidade do sono

A cafeína é um excelente estimulador, mas dever ser evitado até 6 horas antes de dormir

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Mamãe Saúde Fit
Bem Estar, Nutrição
24/06/20 17:24

O café é um excelente estimulante, mas você sabia que pode estar tendo uma qualidade de sono ruim por causa dele? “Mas eu posso tomar café a noite que mesmo assim eu durmo”. Um estudo da revista “Science Translational Medicine” mostra que, além das propriedades euforizantes, o café consumido à noite perturba o sono.

A cafeína é um excelente estimulador, mas você deve evitar o café aproximadamente 6 horas antes da sua rotina de sono. Ele vai agir em um neurotransmissor que começa a subir a noite, chamado Adenosina, que atua como um calmante do sistema nervoso central, promovendo o sono e suprimindo o despertar.

A cafeína inibe a Adenosina, fazendo com que você fique acordada ou tenha vários despertares por não ter uma quantidade suficientemente necessário para um sono contínuo e descansador. Você irá acordar pela manhã muito cansada, como se tivesse a impressão que um trem passou em cima de você.

Aí para você ficar alerta/acordar irá tomar café o dia todo novamente. E, isso vira um ciclo vicioso, te fazendo dependente de café, com uma péssima qualidade de sono e tornando-se uma pessoa cansada cronicamente. Fique atenta a esses sinais e procure um nutricionista para te orientar.

 

 

 

Revista Evoke

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