Consumo diário da pera reduz inflamação e risco cardiovascular

Uma unidade média da fruta fornece cerca de 10% das nossas necessidades diárias de fibras

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Bem Estar, Nutrição
14/02/20 11:58

Versátil e saborosa, a pera vai bem em receitas doces e salgadas e ainda possui diversas vitaminas e minerais, além de fibras e carboidratos.  Em média, 100g da fruta possui 60 Kcal, o que faz dela uma fruta de baixa caloria. Outra vantagem é que uma unidade média fornece cerca de 10% das nossas necessidades diárias de fibras. Para a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, a pera é uma excelente aliada nas dietas de emagrecimento: “Como sabemos, as fibras ajudam no bom funcionamento do intestino, no aumento da saciedade das refeições e também no controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue. É um ótimo alimento para quem quer controlar o peso”, diz.

Renata  também  cita um estudo de 2019 que avaliou os efeitos do consumo diário da pera em homens e mulheres com Síndrome Metabólica e verificou que esse hábito ajudou a reduzir marcadores de estresse metabólico, inflamação e risco cardiovascular.

“Por todas essas razões, a pera é uma opção muito saudável. Além disso, é muito versátil e pode ser consumida como lanche e café da manhã, compondo sucos, vitaminas, saladas de frutas e até preparações quentes”, completa.

Pré-treino

Renata acrescenta que o consumo regular da pera auxilia no aporte de energia para as atividades diárias e é um excelente alimento pré-treino, como confirmam pesquisas que avaliaram os efeitos do seu consumo como fonte de energia antes das práticas de endurance, como corrida e bicicleta. Eles encontraram associação positiva com melhora no desempenho físico e redução do estresse oxidativo provocado pelo exercício.

Além disso a pera é rica em potássio, favorecendo a saúde cardíaca e muscular, e também vitamina C. “São inúmeros os benefícios da inclusão da pera na alimentação: também ajuda na produção natural de colágeno, na manutenção da boa imunidade e na prevenção de anemias pela melhora na absorção do ferro”, diz a nutricionista.  O magnésio contido na pera também contribui com a saúde óssea e muscular, além de ser um eletrólito importante para o equilibro de sais no nosso sangue.

Estudos apontam ainda que o consumo diário de pera, assim como o da maçã,  está associado com melhora nos níveis de colesterol no sangue, a partir de 26 dias de consumo regular. Em adultos tabagistas, também existem efeitos comprovados na diminuição dos efeitos de oxidação das células causados pelo cigarro.

Para driblar a vontade de comer doces, por exemplo, Renata ensina uma receita de pera assada, que além de saborosa, é pouco calórica. Ou em preparações salgadas como uma deliciosa salada de pera com nozes ou um sanduíche de pera com brie. Confira as receitas sugeridas pela nutricionista:

 

 

Pera assada

Foto: Divulgação

 

1 pera

1 col de sopa de mel

1 col de chá de suco de limão

1 pitada de canela em pó

Mode de preparo

Corte a pera em fatias e acomode em um recipiente para ir ao forno;

Regue com o suco de limão e o mel;

Finalize com a canela e leve para assar por cerca de 10 minutos, em forno pré-aquecido, a 180 graus.

 

Salada de folhas com peras

 

Foto: Divulgação

 

½ maço de rúcula

¼ de pé de alface

2 peras cortadas em cubos

1 xícara de chá de nozes descascadas

1 xícara de chá de queijo meia cura picado em cubinhos

1 col de sopa de shoyu

Suco de 1 limão

Pimenta do reino a gosto

Azeite a gosto

Modo de preparo 

Lave as folhas e as acomode em uma saladeira.

Por cima, acrescente as peras picadas, o queijo picado e as nozes descascadas.

Tempere com o limão, o shoyu, o azeite e a pimenta.

 

Sanduíche de queijo brie com pera

 

Foto: Divulgação

 

1 pão de fermentação natural cortado em fatias

1 pera média cortada em fatias finas

Fatias de queijo brie suficientes para rechear as fatias de pão

1 col de sopa de mel

Azeite a gosto

Modo de preparo

Acomode as fatias de pão em uma forma;

Acrescente o azeite e em seguida as fatias de pera;

Regue a pera com mel;

Por cima, finalize com as fatias de queijo brie e leve ao forno, em fogo baixo, por cerca de 10 minutos antes de consumir.

 

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.