Como adaptar o corpo para grandes provas

Segundo a Federação Paulista de Atletismo, 820 mil corredores participaram de mais de 469 provas de corrida no Brasil, em 2016

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Bem Estar, Esportes
11/09/19 09:34

A corrida é uma modalidade esportiva que cresce significativamente no país. De acordo com o Sebrae Inteligência Setorial, estima-se que as corridas de rua movimentem um mercado de R$ 3,1 bilhões no Brasil. Já é comprovado que o esporte melhora consideravelmente o humor, sono e a saúde daqueles que praticam a atividade regularmente, além de reduzir o sobrepeso e o estresse.

Luciana Ganzarolli, personal trainer e líder de grupo de corrida, explica que o aquecimento é sempre indispensável e serve para preparar o corpo para correr em ritmo de prova. “Ele aumenta a frequência cardíaca e a circulação sanguínea, além de lubrificar as articulações e tecidos”, afirma.

Normalmente, essa etapa da “pré-corrida” dura, em média, dez minutos dependendo da intensidade que será exigida do corpo. Isso irá variar de acordo com o tipo de exercício praticado – caminhada, trote, corrida lateral, salto, elevação de joelhos e calcanhares, etc.

Outro fator importante para os corredores é ter o controle da respiração. “Como fazemos essa ação de forma involuntária, não reparamos quando estamos captando completamente o oxigênio. Dentro da corrida, há diferentes tipos de ritmos que podem ser adotados, portanto, a respiração deve ser equivalente ao esforço que está sendo exercido no momento”, afirma.

 

8ª Corrida Oba – Etapa Brasília 

O Oba Hortifruti realizará a 8ª Corrida Oba – Etapa Brasília neste domingo (15), na Esplanada dos Ministérios. Incentivando a prática de atividades físicas junto ao consumo de alimentos nutritivos, a rede apresenta a prova como uma opção para quem busca uma vida saudável. A competição já é sucesso garantido: poucas semanas depois da abertura das vendas, os ingressos já haviam se esgotado.

“Os corredores irão deslumbrar de uma vista única e repleta de história em um dia de esporte, diversão, saúde e lazer. Nosso intuito é promover um momento diferente, com foco na saúde para conscientizar a importância da atividade física e de uma boa alimentação”, conta Ana Angélica, coordenadora de Marketing da Rede Oba Hortifruti do Centro-Oeste.

 

Premiação

A prova terá percurso confederado e cronometrado. Para os primeiros colocados em cada categoria, o Oba dará até 15 mil reais em prêmios. Além disso, este ano oferecerá benefícios variados aos competidores.

 

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.