CCBB recebe mostra sobre o universo criativo de Tim Burton

“A Beleza Sombria dos Monstros: Dez Anos de A Arte de Tim Burton”, começa dia 28 de maio. A exposição é inédita no Brasil e no mundo e vai até 11 de agosto

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Cultura, Entretenimento
24/05/19 16:41

Imagine que você encontrou um livro em que desenhos, memórias e seres fascinantes são compartilhados. Imagine ainda que você é capaz de adentrar nos pensamentos do autor da obra, imergir nas paisagens oníricas criadas nesse universo e contemplar vividamente esses lugares e seus habitantes. É o que o público vai vivenciar na exposição.

Concebida em homenagem aos 10 anos de lançamento do livro The Art of Tim Burton, a exposição encara um desafio: criar uma releitura sensorial das 434 páginas que compõem a obra, que é repleta de ilustrações do acervo pessoal do artista e de conceitos visuais de diversos filmes. Da introdução ao décimo terceiro (e último) capítulo do livro, os temas comuns à criação do diretor servem de base a esta exposição.

 

Tim Burton. Foto: Leah Gallo

 

“À medida em que o público adentra as imersivas e interativas experiências presentes nas diferentes galerias da exposição, a ilimitada criatividade e prolífica produção artística de Tim Burton se revelam intimamente”, destaca Jenny He, curadora da exposição

“A Beleza Sombria dos Monstros: Dez Anos de A Arte de Tim Burton” é composta por 14 galerias; 14 partes do livro que apresentam temáticas, expografia, cenografia e tecnologias distintas (do teatro de sombras do pré-cinema à realidade virtual), visando a imersão profunda não somente na obra de Tim Burton, mas também em seu imaginário poético. Ilustram em detalhes sua obra e dão vida às mais variadas criaturas e seus respectivos universos.

 

.

Para complementar a experiência de imersão no mundo de Tim Burton, seguirá paralelamente à exposição uma mostra cinematográfica com filmes ora dirigidos pelo cineasta, ora que serviram de inspiração para suas criações ao longo dos anos.

A produtora brasileira Rua 34 Produções Artísticas e a curadora independente Jenny He, em colaboração com a Tim Burton Productions, convidam o público a experimentar o universo de Tim Burton. “Veja a exposição como um livro aberto. Um livro transformado em uma experiência imersiva tridimensional. Temos textos nas paredes, como em suas páginas, mas como se trata de um livro de desenhos, a exposição pretende criar situações diversas e adaptadas para que as pessoas possam experienciar essas ilustrações no espaço (flutuando, encenando, se movendo), envolvidos por luz, som, cores e formatos cênicos que lhes dão vida e intensidade”, finaliza Naum Simão, um dos responsáveis pela concepção e direção geral do projeto.

 

 

 

A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton

Data: de 28 de maio a 11 de agosto de 2019

Local: Centro Cultural Banco do Brasil

Endereço: SCES Trecho 2, conjunto 22 – Brasília (DF)

Faixa etária recomendada: livre

Valores: entrada franca