CCBB promove curso sobre o “homem de cinema”

Nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, às 10h, no CCBB Brasília ocorrerá o curso Scorsese, ministrado pela jornalista e crítica de cinema Cecília Barroso

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Cultura, Entretenimento
20/02/19 14:00

Em cartaz no CCBB Brasília, a Mostra SCORSESE recebe o curso Scorsese: um homem de cinema, ministrado pela jornalista e crítica de cinema Cecília Barroso. São três dias de aulas com 1h45 minutos de duração, nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, às 10h, no cinema do CCBB.  A participação é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser realizadas através do e-mail scorsesebrasilia@gmail.com.

Em um olhar abrangente e analítico sobre a vida e obra do diretor Martin Scorsese, o curso propõe uma revisitação à sua vida e aos diferentes períodos pelos quais o cinema passa ao longo da sua carreira, além de sua influência na produção cinematográfica.

A aula inicial coloca em análise as origens, os primeiros contatos com o cinema e as referências de Scorsese. O segundo dia aborda a relação do diretor com a música e os documentários, o início dos trabalhos como ator e aspectos de sua vida pessoal. A conclusão do curso debate temas recorrentes de seus trabalhos, como a cidade de Nova Iorque e a máfia, violência estetizada, o flerte com o épico em suas produções e sobre o amor refletido nos seus filmes.

Com vasto conhecimento sobre cinema, Cecília Barroso é criadora do site Cenas de Cinema, onde ainda escreve, e faz parte do conselho editorial da revista Lume Scope. Redigiu artigos para a série de livros 100 filmes essenciais, sobre os documentários e animações brasileiros, além de “Trajetória crítica do cinema brasileiro” e “Mulheres atrás das câmeras: As cineastas brasileiras de 1930 a 2018”, ainda em fase de lançamento. É integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE).

A mostra Scorsese permanece em cartaz no Cinema do CCBB até o dia 10 de março e exibe 33 produções de Martin Scorsese – entre documentários, longas e curta-metragens para cinema e televisão. Também apresentará uma sessão inclusiva do filme Touro Indomável (Raging Bull, 1980), com audiodescrição, tradução em libras, legendagem descritiva e entrada gratuita no dia 7 de março, às 13h. Além disso, será distribuído ao público, por meio do cartão fidelidade do CCBB Brasília, um catálogo produzido especialmente para a mostra.