Carro, patinete e bicicleta híbridos: futuro mais sustentável

Segundo o Global EV Outlook 2019, a frota mundial de carros elétricos ultrapassou os 5,1 milhões de unidades em 2018

Tatiane Souza
Automóveis, Lifestyle
16/01/20 11:55

A crescente procura por medidas sustentáveis ganha cada vez mais espaço na eletromobilidade. Assim como os carros que puxam a família, já há marcas que comercializam patinetes e bicicletas híbridos. Para uma cidade como Brasília, o assunto tem tudo a ver.

A frota mundial de carros elétricos (VEs) ultrapassou os 5,1 milhões de unidades em 2018, segundo o Global EV Outlook 2019, da Agência Internacional de Energia (IEA). Sendo que a China é o maior mercado de carros elétricos no mundo, seguido pela Europa e pelos Estados Unidos. Enquanto que a Noruega é líder global em termos de participação no mercado de carros elétricos.

No Brasil, o cenário também é positivo. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o primeiro semestre de 2019, teve um crescimento na indústria automobilística de 12% nas vendas e quase 3% na produção, comparando com o mesmo período de 2018. Com relação aos carros elétricos, houve um aumento nas vendas de 20% em 2018, em comparação ao ano anterior.

Em meio ao aumento nas vendas dos carros híbridos, a Volswagen lançou o primeiro veículo hibrido plug-in da marca, o Golf GTE e também dois outros modelos elétricos no Brasil: um patinete elétrico dobrável, por R$ 3.399 e uma bicicleta, por R$ 11.499. Diferente do GTE, a dupla será ofertada em todas as concessionárias da marca.

 

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

 

O carro está à venda na internet e apenas três concessionárias no país irão comercializar o produto: Brasal (Brasília), Caraigá (São Paulo) e Servopa (Curitiba), sendo que as três primeiras revisões são gratuitas.

O Golf GTE é o 14º dos 20 lançamentos anunciados pela empresa até 2020.  A montadora promete lançar mais seis modelos híbridos na América Latina até 2023. O lote inicial do GTE é de 100 unidades mas pode chegar mais, caso haja demanda. “A gente trouxe um lote inicial de 100 unidades para o lançamento, a ideia é realmente ver a recepção no mercado como o primeiro produto de eletrificação da marca”, comenta Max Frik, gerente executivo de marketing do produto da Volkswagen Brasil.

O veículo está disponível, no Brasil, apenas na tonalidade Atlantic Blue, que é a que a empresa utiliza há alguns anos. “A cor azul é a cor que a marca VolksWagen tem trabalhado para reforçar a sustentabilidade, desde o “Think Blue”, que era uma iniciativa de alguns anos atrás, a gente decidiu trazer para o Golf GTE, exclusivamente na cor azul também, que combina com a ideia do produto” rememora Frik.

O novo Golf chega ao mercado com quatro modos de condução. Há o Hybrid, no qual os dois motores funcionam juntos; o e-mode, o veículo roda apenas com o motor elétrico; o GTE, faz às vezes de uma configuração Sport, combina dois motores para gerar o máximo de desempenho; e o Battery Charge, que aciona o motor a combustão para carregar a bateria. Segundo a fabricante, esse modelo tem a potência máxima de 204 cavalos, ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 s, com velocidade máxima de 222 km/h.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.