Ano novo com saúde física e mental renovadas

Assim como fazemos com a tentativa de melhorar a nossa parte física, melhorar o funcionamento mental necessitará de uma decisão nossa

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/07/revista-evoke-colunista-renault-ribeiro.jpg
Renault Ribeiro
Bem Estar, Saúde
09/01/20 11:58

Um novo ano se inicia e com ele uma nova década se abre aos nossos olhos e ao nosso futuro. Ainda somos perseguidos pelo desafio de reduzir o grande número de pessoas que falecem por doenças cardiovasculares e para isso o combate aos fatores de risco para o surgimento de tais doenças deverá ser aprimorado.

As recentes evidências científicas ainda colocam o tabagismo, o colesterol elevado, a hipertensão e a diabetes como sendo os grandes vilões para o adoecimento e mortalidade no nosso país.

Hoje recebemos com muita preocupação um grande número de pacientes que estão optando pelo cigarro eletrônico e que em nada é menos ofensivo em relação ao cigarro original. Não fume! Controlar sua pressão e seu colesterol são extremamente importantes para manter a sua saúde vascular. Algumas medidas simples podem contribuir para isso. Evite o sal em excesso na sua alimentação. Mais de 70% do sal em excesso que comemos está nos alimentos industrializados (embutidos, enlatados, envidrados). Procure se alimentar melhor. Avalie o que você come, o quanto que você come, onde você come e como você come. Não tire o olho da balança. Veja seu peso com regularidade. Isso não é escravidão e sim uma forma de manter seu controle. Metas serão atingidas se você permanecer de olho nos seus mínimos dados. Uma importante dica para reduzir o peso é evitar o máximo à ingestão de doces, bebidas alcoólicas e carboidratos refinados. Nada de parar totalmente os carboidratos, apenas um controle maior com eles. Aumente a quantidade de água por dia. Beba muita água mesmo quando não estiver com sede. Não acredite em dietas milagrosas e radicais, fórmulas ou medicamentos para redução e ganho de peso de forma rápida e fácil. Tome cuidado também com os alimentos gordurosos pois eles podem dificultar o controle do seu colesterol. Seu corpo é seu maior patrimônio. Cuide dele com carinho. Não tome qualquer remédio ou vitaminas sem necessidade ou prescrição médica. Avalie o profissional que lhe passou a receita. Procure se exercitar pelo menos 30 minutos por dia, durante 5 vezes na semana. Exercícios de força e elasticidade são fundamentais também para uma melhora do seu peso, ganho de massa magra e fortalecimento do seus ossos. O exercício contribuirá para uma qualidade de vida e uma longevidade saudável.

Utilize as tecnologias ao seu favor. Vivemos uma era privilegiada. Celulares e outros dispositivos estão à sua disposição para controlar seu peso, sono, alimentação e atividade física. Use-os com inteligência mas desligue-os 1 hora antes de dormir. Valorize seu sono. Evite bebidas ricas em cafeína após as 16 horas da tarde e não utilize bebidas alcoólicas com a intenção de relaxar e dormir melhor. O álcool prejudica a sua qualidade do sono.

E na nossa mente, o que podemos fazer para termos também o que já se chama lá fora do Brasil de cognição FIT? Em primeiro lugar, devemos tomar uma decisão, assim como fazemos com a tentativa de melhorar a nossa parte física, melhorar o funcionamento mental necessitará de uma decisão nossa. Vamos lá. Procure fortalecer sua resiliência. Sua capacidade de superar momentos difíceis da vida com alegria, paz e amor poderá deixá-lo mentalmente cada vez mais forte. Obviamente que isso não é fácil mas procure lembrar ou pensar em pessoas que venceram na vida por terem sido resilientes e como isso fez bem a elas. Outro ponto importante é o perdão. Decida perdoar e se fortalecer espiritualmente para isso. Perdoar é uma decisão nobre daqueles que conseguiram evoluir espiritualmente. Empresas norte americanas estão valorizando cada vez mais profissionais que além de estarem bem fisicamente, emocionalmente e financeiramente, cresceram na sua formação espiritual. Atualmente é a cereja do bolo de um bom funcionário ou colaborador. Procure fazer boas amizades e amizades que sejam realmente saudáveis. Ligue para velhos amigos e para os amigos mais velhos que você. Abrace seus pais, filhos, avós e irmãos. Diga que os ama. Isso fará muito bem para eles e principalmente para você. Liberar o perdão e dizer eu te amo fortalece e alimenta seu corpo e sua mente com uma série de hormônios e substâncias capazes de fazer você viver cada vez melhor. Não poupe seu tempo, poupe sua energia. Pense como será a sua vida daqui há 10 anos! Seu corpo e sua mente deverão estar conectados perfeitamente. Coloque bons anos na sua vida e não apenas vida nos anos que se passam. Bom ano e boa década para vocês !

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.