Andar em Brasília

Saudades de quando a gente só gastava 10 minutos pra chegar

https://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/07/revista-evoke-colunista-marcia-zarur.jpg
Marcia Zarur
Notícias, Olhar Brasilia
24/05/18 18:51

Um metrô que liga nada a lugar nenhum. Transporte coletivo mais do que precário. Ciclo­vias perigosas e insuficien­tes. E apesar da faixa, nossa grande conquista e orgulho, o pedestre quase não tem vez. Pra quem tem condições, resta o carro. E assim vamos alimen­tando um sistema que caminha em alta velocidade para o caos.

Tem muita sorte quem não precisa en­frentar o trânsito em horário de rush. Estou incluída, na maioria das vezes, nesse grupo de sortudos. Mas, vez ou outra, preciso pegar o fluxo e aí haja pa­ciência para os engarrafamentos!

Sou de uma Brasília em que a gente só gastava 10 minutos pra chegar a qual­quer canto; no máximo 15. Eram poucos carros nas ruas, era pouca gente na ci­dade! É verdade que Brasília ficava com cara de cidade fantasma nas férias e nos feriados, mas a contrapartida era nunca ter que enfrentar fila em restaurante ou fila de carros pra voltar pra casa.

Passei por um desses engarrafamentos diários. Saí da Asa Sul às 18:30, precisa­va deixar meu filho no Sudoeste e che­gar ao Casapark às 20:00. Em outras épocas uma hora e meia para cumprir o percurso seria “mamão com açúcar”. Mas em 2018, acredite, quase não deu tempo!

 

UM TRACINHO NO MAPA

Onde foi que erramos? A verdade é que o planejamento de uma cidade não tem como ser cartesiano. As fórmulas ma­temáticas, com resultados exatos, não se aplicam às cidades em geral, muito menos às brasileiras. A nossa cidade planejada grita por planejamento e cla­ma por manutenção.

Erramos porque o dinheiro não é gasto como deveria. Erramos porque não olha­mos para o futuro. Erramos porque não investimos no transporte coletivo, espe­cialmente nos trilhos. Erramos porque vemos, sem reclamar, o nosso metrô ser apenas um tracinho no mapa.

 

Texto originalmente publicado no site Olhar Brasília

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.