“Ultra Violet” a cor do ano de 2018

Segundo pesquisas, apenas 3% das pessoas dizem gostar da cor roxa, também chamada de violeta ou púrpura

Janaina Megda
Lifestyle, Moda
12/12/17 15:24

Ligada a espiritualidade, nobreza e criatividade, tem uma aura mística por trás…

  • No velho testamento, Moisés recebe a ordem de Deus para que as vestes sacerdotais fossem feitas de fios púrpuros.
  • Durante o Império Romano apenas o Imperador e sua família podiam vestir roxo e quem a usasse sem autorização era punido com a morte.
  • Muitas pinturas do século 18 tinham a cor roxa como pano de fundo. Claude Monet era um dos impressionistas que amavam a cor:  “Eu finalmente descobri a verdadeira cor da atmosfera”, disse Monet. “É violeta. O ar fresco é violeta.”

E a cor roxa era tão nobre justamente por ser difícil de se obter, porque ela praticamente não existe na natureza. O pigmento era extraído de um molusco marítimo que liberava uma secreção a qual, em contato com o ar, ficava púrpura e brilhante. E pra conseguir um grama de extrato precisavam de milhares deles. A cidade de Tiro, na antiga Fenícia (atual Líbano), ficou famosa pela alta produção do pigmento. Até hoje tem milhares de conchas dos moluscos pelas ruas.

Obviamente, com toda essa nobreza, os pobres caramujos foram desaparecendo e, portanto, era necessário buscar outro meio de se obter a bendita cor. E a partir daí, começou a mistura de azul com magenta pra conseguir a cor roxa, violeta, púrpura. Até pra ser vista ela é complicada….o “corzinha” difícil essa! Por outro lado, se bem usada, vira destaque!

Misturada a dourado, ou prata, vira puro luxo! Com cinza , verde ou bege, fica clássico. Mas se for pra aparecer de verdade, misture com amarelo ou pink.

Pode parecer que sim, mas na verdade  o roxo não é difícil de combinar, porque tem um espectro quase invisível , então é vista em tons diferentes por cada pessoa e se mescla facilmente.

A partir daqui  já entramos em física , da qual não sou especialista, então chega de dar pitaco. Até porque, pelo comentário do vice-presidente da Pantone, o que está em falta no mundo não é física, é metafísica. Será?

 

Aqui dicas de looks e produtos “Ultra Violet” e suas variações:

Revista Evoke

Acompanhe nosso instagram e veja no stories às novidades.