TCU traz mostra de Oscar Niemeyer

Territórios da Criação será o nome da nova exposição em Brasília

Revista Evoke
Cultura, Entretenimento
11/04/18 15:15

A mostra ocupa o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (Tribunal de Contas da União) com desenhos e croquis originais do arquiteto, pinturas, esculturas móveis, projetos gráficos, joias e as Revistas Módulo e Nosso Caminho, além de raros manuscritos.

“Niemeyer elaborou uma sofisticada estratégia artística que superou os limites da arquitetura e serviu de base para definição de um pensamento estético nacional, inovador e surpreendente. A exposição ‘Oscar Niemeyer – Territórios da Criação’ traz a público alguns desses exemplos, que revelam a maestria, o talento e a inteligência do nosso artista maior. Reunir esse significativo conjunto de obras é permitir o reencontro com formas e volumes que embasam a identidade brasileira”, diz o curador. De acordo com ele, o material reunido apresenta uma síntese de trabalhos criados pelo arquiteto que ultrapassam os horizontes de sua atuação profissional, com ênfase em toda a sua capacidade criativa.

No ambiente dedicado às obras de artistas que colaboraram com Niemeyer podem ser conferidos trabalhos de Cândido Portinari, Roberto Burle Marx, Bruno Giorgi, Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão, Joaquim Tenreiro, Tomie Ohtake, Franz Weissmann e Carlos Scliar.

A exposição conta ainda com dois importantes segmentos: obras de grandes artistas nacionais, que colaboraram periodicamente com Oscar Niemeyer e que se fazem presentes em diversos projetos de autoria do arquiteto; e portraits do arquiteto registrados por dez dos mais renomados fotógrafos brasileiros.

“Vocês podem gostar ou não da arquitetura de Brasília, mas vocês nunca viram coisa igual”, afirmou Niemeyer sobre sua mais grandiosa criação. “Com a construção da nova capital, o Brasil constrói ícones definidores da identidade nacional, e essas formas passam a ser incorporadas, intelectual e afetivamente, por todos os extratos da sociedade brasileira. Nesse instante, Niemeyer supera os limites da sua categoria profissional, tornando-se um construtor de formas e imagens com as quais o povo brasileiro se vê e se identifica. A presença de artistas plásticos em todas as suas obras esforça o espírito barroco de integração das artes, fazendo de cada projeto arquitetônico um vibrante laboratório de experiências visuais”, reafirma Marcus Lontra.

 

Oscar Niemeyer – Territórios da Criação

Data: 17 de abril de 2018 (abertura)

Local: Espaço Cultural Marcantonio Vilaça – Centro Cultural do TCU

Hora: 19h

Visitação: De 18 de abril a 9 de junho. De terça-feira a sábado das 9h às 19h

*Entrada franca

 

 

 

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.