Samba Nobre

O Dia Nacional do Samba será comemorado na Orla do Clube Ases com atrações locais e do Rio de Janeiro

Revista Evoke
Entretenimento, Música
24/11/17 15:22

Em homenagem ao Dia Nacional do Samba, celebrado no dia 2 de dezembro, a ZéM Produções promoverá uma homenagem ao gênero tão tradicional da música brasileira, com o evento Samba Nobre, na Orla do Clube Ases (Setor de Clubes Sul), a partir das 12h.  Um dos grupos mais prestigiados de Brasília, o 7 Na Roda será a atração principal da festa. A convite do grupo, a programação conta com nomes tradicionais da cultura candanga como Sarinha Almeida, Cris Pereira e Rafael Lima. Khalil Santarém do grupo Filhos de Dona Maria e Dando de Antares do Rio de Janeiro, também são presenças confirmadas. O ingresso custa R$ 45 + 1Kg de alimento não perecível, e da direito a open food de feijoada e uma caipirinha. Os alimentos arrecadados no dia do evento serão doados para a Campanha Natal Sem Fome.

O Samba Nobre é um projeto de produção cultural de valorização das rodas de samba que estão espalhadas pelos mais diversos territórios de Brasília. Um dos objetivos do projeto é divulgar a cultura do Samba de raiz na capital, enquanto produto econômico cultural, potencializa a economia da cultura local, uma vez que gera dezenas de empregos formais e não formais, estimulando o empreendedorismo local.

O samba é uma das principais manifestações culturais populares brasileiras e em sua gênese, possui alicerces na cultura do Recôncavo Baiano. Embora haja diversas formas da expressão do gênero, é compreendido como expressão musical urbana e recebe muitas referências da cultura do Rio de Janeiro. A data foi criada na Bahia e também é comemorada em diversas capitais brasileiras.

Compreendidas como espaço de produção cultural  de residência, as rodas trazem consigo diversas influências históricas e contemporâneas do Rio de Janeiro, fazendo com que a capital federal esteja na rota nacional do samba. São espaços de resistência cultural e que foram bastante significativos em períodos históricos como a escravidão e a ditadura no Brasil. As Rodas de Samba expressam diversidade étnica e social do DF, sendo vistas em diversos lugares como na Ceilândia na Casa do Cantador e na Praça da Bíblia, Sudoeste e o tradicional Clube do Choro.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe nosso instagram e veja no stories às novidades.