Por que mães grávidas ganham peso durante a gravidez?

Conheça as causas e soluções para o ganho excessivo de peso durante a gestação

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Revista Evoke
Bem Estar, Nutrição
10/05/18 13:39

Durante a gravidez, a mulher enfrenta uma série de dúvidas e questionamentos sobre o próprio corpo. Sua saúde e a do bebê, como o aumento de peso, que sempre é uma grande preocupação.

Segundo Mariana Olival, nutricionista, este processo é normal e se deve ao aumento de líquidos corporais da mãe e ao desenvolvimento do bebê. Apenas 30% desse aumento de peso é considerado gordura e ela é importante para esse desenvolvimento, especialmente na produção do leite materno. “Normalmente, a mulher ganha 14 kg durante a gravidez, porém, esse peso pode variar”, explica a especialista.

Torna-se um problema quando o ganho de peso é excessivo, pois pode prejudicar a saúde da mãe e do bebê, levando ao desenvolvimento de, por exemplo, diabetes gestacional e hipertensão na gravidez, que podem causar parto pré-maturo, complicações ou mesmo morte na hora do parto, além de prejuízos para o bebê como retardo no crescimento, excesso de ganho de peso e complicações congênitas. Portanto, todo cuidado é necessário.

Evitando as complicações – É possível evitar esses problemas com um acompanhamento nutricional para entender sua raiz e lidar da melhor forma, pois a causa desse ganho fora do normal pode ser variada, se baseando, inclusive, em crenças como a de que a grávida precisa se alimentar por duas pessoas. Um fator muito importante além da nutrição adequada é a rotina de atividades físicas autorizadas pelo médico da paciente, pois o exercício físico ajuda no melhor desenvolvimento cognitivo e intelectual do bebê.

Nove dicas para evitar o ganho excessivo de peso durante a gestação:

1) Mantenha uma rotina de alimentação: Fracione as refeições em pelo menos seis ao dia;

 

2) Se hidrate: Mantenha a hidratação adequada, lembrando de beber essencialmente água;

 

3) Cuidado com o consumo de açúcar: Tente controlar a ingestão de bebidas açucaradas, doces e comidas muito gordurosas;

 

4) Lembre-se de fazer exercícios: Faça atividade física, sempre com acompanhamento e indicação de um profissional da área;

 

5) De olho nos orgânicos: Evite alimentos industrializados e prefira os naturais;

 

6) Aproveitem o momento das refeições para interagir em família: Conversem sobre coisas engraçadas, sobre o dia, contem histórias, tornem esse momento ainda mais agradável! Desligue a televisão, os celulares, façam com que o momento das refeições seja livre de estresse;

 

7) Lidando com a ansiedade de forma saudável: Procure outras formas de lidar com a ansiedade, sem utilizar a comida. Procure alimentos com mais fibras, que vão ajudar a promover a saciedade além de melhorar o quadro de constipação, bastante comum na gestação;

 

8) Converse com seu médico: Realize corretamente o Pré-natal. Não utilize chás, suplementos ou fitoterápicos sem orientação, eles podem ser muito perigosos na gestação e alguns deles podem levar ao aborto espontâneo.

 

9) Procure um (a) nutricionista capacitado(a) para traçar estratégias individuais e adequadas para as mamães.

 

 

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