O comércio vai abrir no domingo de Carnaval no DF

Pela primeira vez na história dos 58 anos da cidade

Revista Evoke
Economia, Notícias
08/02/18 15:00

Novidade na capital, o comércio estará aberto em pleno domingo de Carnaval e a decisão foi determinada a Convenção Coletiva de Trabalho, assinada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindicom). A medida tem por meta criar uma nova cultura de consumo porque será a primeira vez na história da cidade que as lojas de shoppings e as de rua abrirão no domingo de carnaval. Na segunda e terça-feiras, elas estarão fechadas para reabrir na quarta-feira de cinzas, dia 14.

Alguns shoppings da cidade já estão preparados para receber os brasilienses no final de semana. O Conjunto Nacional está com uma série de ‘bailinhos’ para você se divertir, além de uma liquidação de até 70% nas lojas. O Taguatinga Shopping e o Iguatemi Brasília também entraram no novo horário especial e estão com uma programação carnavalesca.

Afinal, é feriado ou não?

Levando em consideração algumas dúvidas que aparecem todo ano, o Carnaval é feriado ou não? A Lei 9093/95 estabelece quais são os feriados nacionais e não inclui o Carnaval. Mas essa mesma lei permite que os municípios fixem feriados “de acordo com a tradição local”, em número não superior a quatro por ano. Assim, nos municípios em que o Carnaval não for feriado municipal definido em lei, os empregados têm de trabalhar normalmente, sem que deva ser concedida folga compensatória e sem que tenham que ser pagas horas extras. Já para as cidades em que o Carnaval for feriado local os empregados que trabalharem nestes dias deverão ter folga compensatória em outro dia da semana.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe nosso instagram e veja no stories as novidades.