Não desista da mudança!

O Coach Raphael Costa fala sobre seu livro Possibilidade e da dicas de mudanças

Raphael Costa
Evoke Mind, Lifestyle
07/11/17 15:14

Amigos leitores, como nossa relação aqui é de grande partilha, é com muita alegria que anuncio a vocês que o meu livro Possibilidades tornou-se Best Seller no Brasil, sim, foram mais de 2.497 exemplares vendidos já na primeira semana de lançamento, e, diante dessa realização tão importante para mim e para aqueles que de alguma forma farão dessa leitura uma mudança de vida, gostaria de compartilhar um texto que faz muito sentido na minha carreira, é do jornalista Luis Pellegrini, e fala sobre o ato de mudar, ele começa mais ou menos assim: uma lagosta vive tranquilamente no fundo do mar, protegida pela sua carapaça dura e resistente. Mas, dentro da carapaça, a lagosta continua a crescer. Ao final de um ano, sua casa fica pequena e ela tem de enfrentar um grande dilema: ou permanece dentro da carapaça e morre sufocada ou arrisca sair de lá, abandonando-a, até que seu organismo crie uma nova carapaça de proteção, de tamanho maior, que lhe servirá de couraça por mais um ano. Vagando no mar, sem a carapaça, a lagosta fica vulnerável aos muitos predadores que se alimentam dela. Mesmo assim, ela sempre prefere sair. Dentro da carapaça, que se transformou em prisão, ela não tem nenhuma chance. Fora, sim.

Também nós, muitas vezes, ao longo da vida, ficamos prisioneiros de várias carapaças: os hábitos repetitivos, os condicionamentos alienantes, as situações às quais nos acomodamos mas que, exauridas e desgastadas, nada mais têm para nos oferecer. E acabamos, por falta de coragem de mudar, nos acostumando ao tédio de uma vida monótona que, fatalmente, como a velha carapaça da lagosta, acabará por nos sufocar. Façamos como a lagosta: troquemos a velha e apertada carapaça por uma nova. Mesmo sabendo que, por algum tempo, estaremos desprotegidos ao enfrentar uma nova situação. Largar o velho e abraçar o novo é, muitas vezes, a única possibilidade de sobreviver por mais um ano. Até que cresçamos ainda mais e, novamente, tenhamos de mudar de carapaça.

Escrever o Possibilidades, meus caros, para mim, foi uma situação totalmente nova que me trouxe muitos desafios e me exigiu mudanças, porém, hoje percebo o quanto foi importante não ter desistido, esse foi apenas o primeiro livro publicado de uma série de quatro, e não pretendo parar por aí. Essa história, meus amigos, assim como a da lagosta, encaixa muito bem em nosso meio, no mundo dos negócios. Vocês já perceberam que quando uma pessoa decide algo maior, mais relevante na vida ou na empresa, naturalmente ela começa a pensar que ela deveria ou precisaria ser diferente ou, pelo menos, agir diferente, então, começa a pensar em mudar, porém, ao se deparar com a real dificuldade desse ato, acaba desistindo, simplesmente porque não consegue produzir mudanças, não entende que é preciso alterar certos comportamentos, ter novas atitudes, novos hábitos…não aprendeu que mudar não é uma coisa que acontece de uma só vez, vimos isso agora com a história da lagosta, não foi mesmo?

Mudar é um processo, um processo de construção, de retroalimentação, no qual cada peça vai se somando, é como um grande muro, onde os tijolos vão sendo montados ao longo de um tempo, depois, o cimento é colocado e aí sim o muro está pronto e a mudança está feita. Então, construa sua mudança, não desista dela!

 

 

Revista Evoke

Acompanhe nosso instagram e veja no stories às novidades.