Mercado automobilístico

Modernização e adaptação às novas demandas é o desafio do setor

Revista Evoke
Automóveis, Lifestyle
06/04/18 17:12

A produção e o licenciamento de autoveículos registraram crescimento de dois dígitos de janeiro até março. Nos dois primeiros meses do ano, 431,6 mil veículos foram produzidos no Brasil. O número corresponde a uma alta de 15% em comparação com o mesmo período de 2017, o que representa um impacto positivo para o setor. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), a retomada de crescimento da indústria automobilística foi uma constante no primeiro bimestre de 2018.

Embora os números apontem aumento, para o professor de finanças do ISAE – Escola de Negócios, Antônio Jorge Martins, a retomada do interesse e do potencial de mercado automobilístico brasileiro ainda é um grande desafio. Isso acaba ocorrendo pelo fato das novas gerações terem cada vez menos pretensão de adquirir o próprio veículo, as empresas devem buscar a modernização e a adaptação às novas demandas. Por outro lado, isso pode vir a trazer um aumento de valores

“A estratégia dos fabricantes do setor caminha para desenvolver os pilares de conectividade, design e motorização, sendo que a preocupação deste último item se volta para sustentabilidade como a eliminação de combustíveis fósseis e para a economia” diz o especialista.  Deve-se levar em conta também o aumento do compartilhamento de veículos, presente de forma constante no panorama atual. Para o professor, por conta disso, o setor automotivo tende a concentrar seus esforços na prestação de serviços, deixando de focar exclusivamente em produtos.

 

 

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.