Maternidade Brasília pede doação

O leite atende bebês internados na UTI

http://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Aplausos, Lifestyle
25/06/18 17:07

A Maternidade Brasília tem um moderno banco de leite, com certificação ouro, cujo objetivo é atender aos bebês recém-nascidos que precisam de acompanhamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cujas mães não conseguem fornecer leite nas quantidades necessárias. Hoje o banco de leite não consegue suprir toda a demanda dos seus 30 leitos de UTI Neonatal.

Segundo a pediatra e coordenadora do banco de leite da Maternidade Brasília, Sandi Sato, embora Brasília seja a capital mundial da doação de leite, nem sempre este produto chega aos hospitais privados. “Fazemos a coleta de leite em Brasília há 40 anos, o Distrito Federal é o Estado que mais coleta leite humano no mundo, mas as pessoas, em geral, não se lembram dos hospitais privados na hora de fazer a doação. E, como sangue, não se compra leite materno”, explica.

O leite materno contém nutrientes que são importantes para os primeiros dias de vida do bebê. Além de alimentar a criança, ele possui elementos de proteção. “É cientificamente comprovado que o aleitamento materno é um fator de redução de tempo de UTI para os recém-nascidos e diminui também o risco de complicações no bebê prematuro”, afirma Sandi. Segundo ela, o ideal é que a própria mãe forneça leite para o bebê. “Nós incentivamos que as mães fiquem com o bebê na UTI e façam a ordenha ao lado do leito, e nós já o alimentamos ali, imediatamente, mas nem sempre isso é possível ou suficiente”.

Maternidade mantém o banco de leite com os mais rigorosos padrões, mas não consegue suprir a demanda. “Nós temos a maior UTI Neonatal da rede particular. Dessa forma nossa necessidade é grande e não conseguimos suprir só com as mães dos bebês internados”, conta a coordenadora. A Maternidade Brasília recebe doações e conta com o serviço de coleta em casa.

Para doar, a mãe e o bebê precisam estar saudáveis e, se necessário, a mãe pode passar por uma consulta. As interessadas devem ligar para o número 61 2196-5318, responder a um questionário realizado por telefone e, se estiver tudo certo, é feito o agendamento para a entrega do kit coleta que é composto por toca, protetor facial e pote de vidro com tampa de plástico. No ato da coleta, a mãe deve lavar bem a mama, colocar a toca e o protetor facial, descartar os primeiros jatos de leite. Após a coleta, o leite deve ser guardado no congelador. Aí basta ligar para o banco de leite para que eles façam o recolhimento e levem novo kit. O leite congelado dura até 15 dias.

Ao chegar à maternidade, o leite é pasteurizado, o que permite que seja utilizado por até 6 meses.

 

 

Doação de Leite Materno

Quem pode doar: Mães que estejam amamentado e estejam saudáveis

Telefone para doação e mais informações: 61 2196-5318

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.