Maquiagens de carnaval

Especialista dá dicas para prevenir as alergias

Revista Evoke
Bem Estar, Saúde
01/02/18 10:50

Carnaval é sinônimo de alegria, diversão e muitos adereços, estes sempre vêm acompanhados por maquiagens especiais para dar um toque colorido no rosto e se destacar nos blocos de carnaval. Para aproveitar a folia com tranquilidade é importante ficar atento ao uso e procedência dos produtos, seja maquiagem, glitter, purpurina ou outros componentes.

A médica dermatologista, Ana Regina Trávolo, da Clínica Monte Parnaso, explica que as maquiagens, quando bem carregadas, podem causar a chamada dermatite de contato, um processo irritativo alérgico na pele. Os sintomas mais comuns são a vermelhidão, descamação e coceira. Eventualmente, a obstrução dos poros pode levar àformação de cravos e espinhas, acrescenta.

É importante que o paciente perceba alguma anormalidade na pele, como a pele avermelhada ou com descamação e coceira, por exemplo. É fundamental suspender imediatamente o uso e não aplicar nenhum outro cosmético ou creme no local. “É indicado procurar um dermatologista para orientação e tratamento adequado. O uso de produtos inadequados em uma pele já sensibilizada pode resultar em piora dos sintomas, alerta a dermatologista. 

Em situações de alergia da pele causada por maquiagens, normalmente são usados para o tratamento os corticoides tópicos. Nos casos mais intensos de dermatite, a indicação é de corticoides orais e os anti- histamínicos, medicamentos que aliviam bastante a coceira. No caso de espinhas, o uso também deve ser suspenso e o tratamento éfeito com o uso de antibióticos tópicos ou loções antiacneicas, completa a Dra. Ana Regina Trávolo.

 

Revista Evoke

Acompanhe nosso instagram e veja no stories as novidades.