Junho é mês de celebrar os sobreviventes do Câncer

Centro de Câncer de Brasília promove Talk Show com Sabrina Parlatore

http://revistaevoke.com.br/wp-content/uploads/2017/09/revista-evoke-avatar.png
Revista Evoke
Bem Estar, Saúde
21/06/18 16:14

Cresce o número de sobreviventes do câncer, pessoas que enfrentaram a doença e estão em remissão ou curadas e, também, aquelas para as quais o câncer se tornou um quadro crônico, passível de controle com qualidade de vida. “Falar sobre as estatísticas de sobreviventes significa atualizar a população quanto aos avanços nos campos do diagnóstico e do tratamento”, destaca o oncologista Fernando Vidigal, diretor médico do Centro de Câncer de Brasília (Cettro), que integra a Rede Einstein de Oncologia.

Os números são mesmo positivos. “Hoje, cerca de 35 milhões de pessoas no mundo, sendo 1 milhão brasileiros, estão vivas após 5 anos do diagnóstico. Isso equivale a cerca de 67% dos sobreviventes. Outros 17% já ultrapassaram a marca dos 20 anos”, informa o especialista. Dados americanos mostram ainda que a metade desse universo tem 70 anos ou mais. Campanhas e políticas de prevenção e detecção precoce do câncer colaboraram sobremaneira para o atual status da doença, bem novos tratamentos como terapias-alvo e imunoterapia.

 

Para Celebrar

Nos Estados Unidos o mês de junho marca a passagem do Dia Nacional dos Sobreviventes do Câncer, que ocorre no segundo domingo. Inspirados pela data e cientes de que no Brasil não havia celebração do gênero, os oncologistas do Cettro instituíram uma programação em reconhecimento aos avanços científicos e à coragem dos pacientes e seus familiares. Batizado de Sobre Viver, o programa passa a acontecer anualmente, também durante o mês junho.

Para amplificar os bons números, o Cettro trará a Brasília a apresentadora e cantora Sabrina Parlatore, diagnosticada com uma neoplasia na mama em 2015. Parlatore será a convidada especial de um Talk Show que acontece dia 27, a partir das 19h, no Teatro do Brasília Shopping. No palco, ela estará acompanha de médicos e outros sobreviventes.

No dia 30, o Sobre Viver organizará encontro no Parque da Cidade para sobreviventes e co-sobreviventes – como são chamados aqueles que atravessam a doença ao lado do paciente. Haverá área para piquenique, meditação e outras atrações.

 

Talk Show com Sabrina Parlatore

Data: 27 de junho

Horário: 19h

Local: Teatro do Brasília Shopping

*Inscrições gratuitas: cettro.com.br

 

Encontro de Sobreviventes e Co-Sobreviventes

Data: 30 de junho

Horário: 16h

Local: Parque da Cidade

*Aberto ao Público

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.