Já programou seu check up para este início do ano?

Previna-se. Entre no novo ano saudável e de bem com o seu corpo

Revista Evoke
Bem Estar, Saúde
03/01/18 11:05

Passadas as festas de fim de ano é hora de resgatar os hábitos saudáveis, manter a saúde em dia e realizar os exames de rotina. A recomendação é que homens e mulheres, especialmente a partir dos 35 anos, façam, anualmente, um check up, que nada mais é do que uma bateria de exames solicitada por médicos especializados, que dá um diagnóstico detalhado acerca do funcionamento das funções do organismo.

Entre os exames requisitados pelos médicos em um check up estão, além dos exames laboratoriais (de sangue), os exames de diagnóstico por imagem: a Ultrassonografia de abdome total, Ultrassonografia das mamas, Ultrassonografia transvaginal, Ultrassonografia da próstata, Papanicolau, Mamografia, Eletrocardiograma, Teste Ergométrico e Cintilografia de Perfusão Miocárdica.

Um check-up médico não possui um padrão pré-determinado de exames que devem ser realizados. Os exames contemplados no check-up médico podem variar conforme a necessidade do paciente, seu estilo de vida, funções desempenhadas e a intensidade da observação da sua saúde. Um check-up médico mais individualizado considera o perfil e “grupo” onde o paciente está incluído. As avaliações consideram a idade, o sexo, as características físicas e a sua rotina.

Dicas para um bom check up:

– Realize periodicamente seu check-up;

– Traga seus exames anteriores para serem avaliados. Mulheres deverão trazer mamografias e ultrassonografias de mamas anteriores;

– Informe sempre para o médico do check-up o nome e contato de seu médico;

– Avise seu médico que fará check-up. Ele poderá agregar informações e orientações para sua avaliação de acordo com seu histórico;

– Siga as orientações sugeridas no check-up. Caso não tenha um médico, eleja aquele que será de sua confiança para segui-las. De nada adianta realizar uma avaliação e não cumprir metas estabelecidas. Afinal, seu objetivo com o check-up é melhorar a sua saúde.

 

Revista Evoke

Acompanhe nosso instagram e veja no stories às novidades.