A influência do peso corporal nos procedimentos estéticos

A parte nutricional do paciente atinge diretamente nos resultados favoráveis

Dr. Giullianno Castelo Branco
Bem Estar, Saúde
04/12/17 10:33

A manutenção do peso corporal adequado envolve uma série de fatores tais como dieta, atividade física, idade e estado de saúde. No entanto, para muitos, talvez para a maioria, o estado emocional desempenha papel relevante no processo emagrecimento/ganho de peso. Mesmo antes de percebermos qualquer alteração emocional, as compulsões alimentares podem aparecer como elemento estabilizador do humor.

É muito comum o paciente entrar em um ciclo vicioso onde a baixa autoestima dificulta o cultivo de bons hábitos. Promove o isolamento e como consequência, gera piora no estado físico e emocional. Considerando que esse estado não decorre de um fator isolado, a quebra desse ciclo também deve se feita de forma multidisciplinar, abordando os diversos fatores responsáveis pelo equilíbrio do corpo e da mente.

Brasília já conta com um excelente programa integrado de ajuste de peso. Após depoimentos e observação de alguns casos, pude comprovar a eficiência de um programa que envolve avaliação dos hábitos alimentares e estado de saúde, atividade física, acompanhamento psicológico, integração social e seguimento dos participantes. E qual a relação disso tudo com cirurgia plástica?

São inúmeras as consequências da variação de peso e da forma com que o ajuste é feito nos resultados das cirurgias plásticas. Devemos entender que o peso total deve manter um equilíbrio entre os constituintes corporais (gordura, água, proteínas, ossos, entre outros…) e esse equilíbrio é melhor mantido com a perda/ganho ponderal saudável. Dessa forma, a recuperação pós operatória, a cicatrização e o resultado estético final é melhor em um paciente com bom estado nutricional. Vale ressaltar que tanto pacientes magros quanto gordos podem ter desequilíbrios nutricionais…

Além disso, na ocasião em que procurar um cirurgião plástico você deve ter em mente que a proximidade de seu peso adequado facilita a obtenção de um resultado mais duradouro. Pois grandes variações de peso alteram a composição corporal assim como as relações de proporcionalidade consideradas belas. Entenda que a sua saúde deve ser vista de maneira integral e os resultados serão pra vida toda.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe nosso instagram e veja no stories às novidades.