Goiaba oferece benefícios à saúde que o brasileiro ainda desconhece

Pouca gente sabe, mas a goiaba é rica em licopeno e tem cinco vezes mais vitamina C do que a laranja

Revista Evoke
Bem Estar, Nutrição
25/01/18 11:20

Pesquisas recentes mostram que a goiaba é rica em vitamina C, licopeno, caroteno e proteínas, firmando-se como excelente alimento para diabéticos, prevenção ao câncer, fortalecimento da saúde cardiovascular, saúde dos olhos, desenvolvimento fetal, além de apresentar propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, prevenir a constipação intestinal e ajudar relaxar e emagrecer.

Para que todos esses nutrientes da goiaba cheguem praticamente intactos aos consumidores, uma empresa desenvolveu, em uma polpa asséptica de goiaba, capaz de manter nutrientes intactos.

“A polpa é microprocessada, para se eliminar as células de pedras que incomodam no suco final, sem utilizar calor excessivo dos processos tradicionais que alteraria o teor de licopeno e o sabor. Ela tem um grande diferencial, pois substitui a polpa congelada, mantendo-se todas as características nutricionais e prolongando a validade por dois anos podendo ser estocada a temperatura ambiente.  Com isso, é possível aproveitar ao máximo as propriedades da fruta, que pode ser considerada um superalimento, pela série de nutrientes que apresenta”.

A goiaba é rica em vitamina C e chega a apresentar de quatro a cinco vezes mais vitamina C do que a laranja, por exemplo, o que é bom para reforçar o sistema imunológico do nosso organismo, garantindo a proteção contra infecções, gripes e resfriados.

Além disso, possui baixo índice glicêmico e é rica em fibras, e, por isso, é considerada também uma excelente opção de alimento para os diabéticos, pois esses fatores ajudam a evitar picos de glicose e insulina sanguíneas, que devem ser bem controlados em pacientes com diabetes.

Licopeno, quercetina e polifenóis, outras substâncias presentes na goiaba são potentes antioxidantes que fazem com que a fruta seja uma grande aliada na prevenção de diversos tipos de câncer, entre eles o de próstata, mama, pele, cólon e pulmonar.

Ao mesmo tempo, as vitaminas A e C, licopeno, caroteno e outros antioxidantes, protegem contra os danos de radicais livres que levam ao envelhecimento precoce, formação de rugas linhas e marcas de expressão, e auxiliam na renovação celular. Comer goiaba periodicamente pode auxiliar no processo de combate a esses efeitos do tempo e do ambiente e te deixar com a pele mais jovem e saudável.

A goiaba também contém magnésio. Esse mineral atua no organismo ajudando a melhorar estados de estresse. Sua deficiência nutricional também ajuda a piorar o estresse. Assim consumir goiaba regularmente pode ajudar no controle da tensão, do humor e relaxar músculos e nervos por ajudar a suprir as quantidades de magnésio que o organismo precisa para se manter em bom funcionamento.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe nosso instagram e veja no stories as novidades.