Festival Móveis chega com sua 19ª edição divida em três etapas

Convida Capacitação, ConvidaPRO e Convida Arena farão parte do evento

Revista Evoke
Entretenimento, Música
08/05/18 14:39

Uma tradição brasiliense há quase quinze anos, o Festival Móveis Convida retorna com sua 19ª edição nas ruas brasilienses. O evento destaca talentos dos mais diversos gêneros musicais em uma programação que reúne artistas locais, nacionais e internacionais.

O Festival vem com 10 shows que serão divididos em dois palcos. Além disso, conta com a apresentação da Claro por meio da Lei de Incentivo à Cultura do DF. Os palcos darão a garantia de um belo panorama da música independente atual.

O Festival é composto por: ConvidaPRO (9 e 10 de maio) e Arena Convida, o grande show de encerramento (13 de maio). No Convida Capacitação, o evento oferece atividades de formação para profissionais do mercado cultural, com acesso gratuito e temas concernentes ao universo de produção. Já no ConvidaPRO, produtores e agentes de música de todo o Brasil se unem ao cenário musical do DF para conferências, workshops, rodadas de negócios, pitchings e mesas redondas sobre o mercado musical independente.

Na programação de 2018, o festival abre espaço para seis artistas do Distrito Federal, três de outros estados do Brasil e dois internacionais. Entre os nomes internacionais figuram o grupo estadunidense The Slackers e a cantora trans angolana Titica. Com uma mistura de reggae, ska e jazz, o The Slackers apresenta um som cheio de influências roots, como o rocksteady, o blues, o dub, o rock e a soul music dos anos 1960. O grupo está na sexta turnê pelo país e apresenta hits de carreira e seu mais recente disco, homônimo à banda.

Já Titica chega à Brasília depois de apresentação de sucesso em 2017, no festival Favela Sounds. Ela está em tour pelo Brasil para apresentar seu novíssimo trabalho, “Pra quê Julgar?”, lançado em abril de 2018. Titica é uma das mais empoderadas vozes do continente africano quando o assunto é o movimento LGBTQI+. Mulher trans tida como a “Pabllo Vittar de Angola”, é detentora do título de rainha do kuduro. Também é responsável por singles que são referências atemporais da música de tombamento e das pistas afro-futuristas.

O pagodão baiano e a música eletrônica estão bem representados no line-up do Móveis Convida pelo ÀTTØØXXÁ, um dos mais proeminentes grupos de Salvador. Sob a égide do Bahia Bass, movimento fundado por eles, entre outras bandas, o grupo emplacou o hit do carnaval 2018, Popa da Bunda, ao lado de Psirico.

A banda Francisco, El Hombre também se soma à programação do festival, propondo a mistura entre as culturas paulista e mexicana, em músicas que desafiam as fronteiras territoriais. Com shows contagiantes e canções que estão na boca do povo, Francisco, El Hombre tem efeito comovente no palco e costuma arrastar multidões em suas apresentações.

Outra representante nacional é a banda instrumental pernambucana Kalouv. O grupo mescla o post-rock tradicional com estéticas ultra-modernas, tais como o vaporwave, synth pop e trilhas sonoras de videogame, traços fortes de seu mais recente disco.

Entre as atrações locais estão os shows exclusivos preparados para o Festival entre os artistas Moara + Tiju. Também tem a apresentação enérgica d’O Tarot. Prosseguindo com o live dub/jazz orgânico da Nuggetz, a voz e carisma de Natália Carreira. As DJs La Ursa e Lulu Praxedes (Afete-se DJ Set) finalizam as atrações. Os brasilienses mostram a diversidade da Capital Federal com sons que representam os mais diversos estilos em ascensão na cidade.

Produzido desde 2005, o evento passou a apresentar estratégias de programação que empodera as mulheres nos últimos anos. Entre as atrações desta edição, metade são artistas femininas ou grupos com mulheres na formação.

 

 

Festival Móveis Convida

 Data: 13 de maio de 2018

Local: Setor Comercial Sul, Quadra 3

Horário: A partir das 15h

Classificação indicativa: 16 anos

 

 

 

Revista Evoke

Acompanhe todas as novidades pelo instagram.