Feira e-cêntrica apoia inovação no mercado editorial brasileiro

Editoras, autores independentes, coletivos criativos e artistas gráficos de todo o Brasil expõem livros especiais, durante o final de semana, em Goiânia

Revista Evoke
Cultura, Entretenimento
02/02/18 16:31

Mais de 60 artistas gráficos, autores e autoras independentes, pequenas editoras e coletivos criativos de diversas partes do Brasil integram a feira e-cêntrica, nos dias 3 e 4 de fevereiro, na Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia. Expositores de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro apresentam, para público de todas as idades, seus livros especiais, histórias em quadrinhos, zines e artes gráficas. A programação gratuita inclui oficinas, cursos e bate-papos com escritores, editores e pesquisadores, além de lançamentos literários e uma edição especial do Sarau das Minas. Apoio: Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

A feira e-cêntrica é uma ação de apoio à inovação do mercado editorial. Realizado pela Nega Lilu Editora e pela Casa da Cultura Digital, o trabalho visa impactar a cadeia produtiva do livro de ponta a ponta: estimulando a leitura, formando novos autores, motivando a autopublicação e buscando circulação independente para a produção gráfica e literária.  

“A qualificação de leitoras e leitores, a valorização da autoria, a atualização do papel das editoras e a busca de novos modelos de negócios estão entre os aspectos fundamentais para a inovação no mercado editorial”, defende a coordenadora da e-cêntrica, a escritora e editora Larissa Mundim. 

Segundo ela, a estratégia da e-cêntrica passa também pelo combate à invisibilidade da produção gráfica e literária nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, pelo fortalecimento e ampliação da atuação de pessoas racialmente e sexualmente sub-representadas desta cadeia produtiva e pela busca de alternativas de difusão e comercialização da produção. Para além da feira de publicações independentes, o trabalho desenvolvido pela e-cêntrica pode ser conhecido em www.e-centrica.org.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe nosso instagram e veja no stories as novidades.