Cuidados nas cirurgias plásticas

Dicas de como se programar para a realização de uma cirurgia plástica

Dr. Giullianno Castelo Branco
Bem Estar, Saúde
07/11/17 14:49

Com a proximidade das festas de final do ano e das férias aumentam os números de consultas para cirurgias com agendamento imediato. Em muitas ocasiões é possível realizar o procedimento, especialmente quando o paciente já realizou exames e programou seu repouso pós operatório . No entanto, grande parte dos pacientes não leva em consideração os fatores envolvidos para boa execução  da sua cirurgia. Em decorrência da frequência com que esse tema é abordado em consultório, decidimos esclarecer alguns pontos que, com certeza, irão ajudar você a se programar melhor.

O período de recuperação de cada procedimento, embora possa ser estimado, obedece fatores individuais e ambientais . Por isso,  operar agora com data marcada para aquela viagem ou festa de casamento que acontece poucos dias depois pode ser muito arriscado. Considere a cirurgia com uma ampla margem de segurança para projetos que não possam ser adiados ou, realize-a após o evento.

Alguns entendem a cirurgia como parte de um projeto para o verão, por exemplo. Nesses casos específicos, vale ressaltar que a exposição solar em um período precoce da cirurgia pode levar alterações na cicatrização, como hiperpigmentação. Pacientes que praticam atividades físicas deverão retomar suas atividades de acordo com sua evolução pós operatória, nesses casos, inicia-se a retomada da prática esportiva por grupos musculares que não tenham relação direta com a área operada mantendo-se acompanhamento regular em consultório. Para os pacientes que não moram em Brasília, deve ser considerado que o estado pós cirúrgico aumenta o risco de trombose, portanto, viagens longas logo após o procedimento são contra indicadas.

Alguns fatores como estado nutricional, tabagismo, obesidade, alterações cardiológicas exigem ajustes antes da cirurgia, o que pode dificultar a realização da mesma em um período de tempo muito curto. Lembre-se, ainda, que o período necessário para realizar os exames também irá consumir alguns dias de sua previsão inicial.

Programe-se com antecedência! A melhor forma é consultar-se sem pressa de operar, dessa forma, as dúvidas serão esclarecidas e todos os ajustes serão realizados para que você opere na data desejada.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe nosso instagram e veja no stories às novidades.