CCBB traz para Brasília o espetáculo Bê a Bach

Oficina gratuita sobre gosto musical para pais e filhos com o diretor do espetáculo

Revista Evoke
Cultura, Entretenimento
08/01/18 15:52

O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília – CCBB Brasília traz pela primeira vez à cidade o espetáculo infantil “Bê a Bach”. Indicado para crianças a partir de 1 ano, a produção propõe uma experiência diferente ao introduzir a garotada no fantástico universo musical do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). A peça é resultado da união das premiadas companhias Furufunfum e Noz de Teatro, Dança e Animação. 

No palco, quatro atrizes acompanhadas por flauta, violão e violoncelo traduzem as emoções sonoras de Bach por meio de composições célebres do artista, escolhidas a dedo para o primeiro encontro do público infantil com Bach. Enquanto isso, dançarinos se transformam em seres fantásticos, objetos e pessoas da época do musicista, ao ritmo da trilha sonora – que também tem efeitos especiais. A peça pode ser definida como uma viagem multissensorial que oferece a oportunidade de apresentar a música clássica aos meninos e meninas da mais nova geração.

Nesta segunda semana da temporada, haverá um número maior de sessões para o público:  de terça a quinta, às 15h; e de sexta a domingo, às 15h e às 17h. E no sábado (13), às 11h, o diretor Marcelo Zurawski, ministra uma oficina de gosto musical para crianças. Serão apresentadas estratégias lúdicas e pedagógicas que possam ser utilizadas pelos pais em situações de convívio doméstico, propiciando assim a expansão e a qualificação do repertório musical do grupo familiar. A oficina será oferecida para pais e filhos no CCBB Brasília. Os ingressos devem ser retirados com 1 (uma) hora de antecedência na bilheteria do CCBB.

“Bê a Bach nasceu como um espetáculo sem palavras, com muita música, movimento, formas e cores. Assim todos podem entrar nessa viagem musical, inclusive bebês”, explica Marcelo Zurawski, um dos diretores da produção. O espetáculo foi pré indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, na categoria Melhor Peça Infantil do segundo semestre de 2017.

Embora o grupo Furunfunfum e a Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação já se conheçam há muito tempo, nunca tinham trabalhado juntos. Gostar de Bach, reconhecer que sua música provoca a imaginação e pode ser divertida foram os motivos que uniram as duas companhias. A música ao vivo e a pesquisa musical sempre marcaram as produções do Furunfunfum, e a dança e a manipulação de objetos, marcas dos espetáculos da Cia. Noz, possibilitaram os exercícios de imaginação que levaram à criação de “Bê a Bach”. 

A música de Bach pode ser tocada em qualquer tipo de instrumento musical (flauta, violão e violoncelo), mas também com novos instrumentos, virtuais (sintetizadores e processadores de efeitos). O espetáculo também mostrará um pouco de como se dançava na época que Bach viveu – a dança barroca – e também novos jeitos de se dançar.

 

Revista Evoke

Acompanhe nosso instagram e veja no stories às novidades.