Dicas para se manter saudável no Carnaval

Confira como manter alimentação e cuidados com a pele na grande festa

Revista Evoke
Bem Estar, Saúde
08/02/18 15:53

Temporada de Carnaval e, também, de excessos. As pessoas costumam passar várias horas em pé e na maioria das vezes, sob muito sol e calor. E por que não garantir que este momento, tão esperado, seja aproveitado da melhor maneira possível? Para que a folia seja pura diversão, vale seguir algumas dicas de saúde!

Veja as orientações abaixo:

Cuidados com a pele

Para quem deseja curtir os blocos de rua, é essencial se proteger da radiação solar. “O protetor solar é indispensável para evitar insolação e outros danos a longo prazo, como o envelhecimento precoce e o câncer de pele”, indica o dermatologista Erasmo Tokarski. Também é importante ter precaução com as pinturas de rosto, que fazem muito sucesso nos bailes infantis, neste caso, é fundamental usar tintas específicas para a pele. Outro item que merece atenção são os sprays de espuma, caso a criança tenha alguma reação, como vermelhidão e ardência, a área atingida deve ser lavada com água corrente e se os sintomas persistirem, procure um médico.

Alimentação

Um dos erros comuns no Carnaval é passar longos períodos sem comer, consumindo apenas bebidas alcoólicas. “O processo de digestão do álcool utiliza muita glicose. O folião acaba ficando com bastante fome e exagera na quantidade, sem se importar com a qualidade da comida”, observa Daniel Novais, nutricionista. Uma dica é levar na bolsa alguns alimentos de emergência. Pode ser um mix de castanhas, frutas desidratadas, barrinhas de cereal, biscoitos integrais e, até chocolate, de preferência o amargo.

Os fãs de energéticos devem ter cautela quanto à quantidade, pois são bebidas que aceleram os batimentos cardíacos e, em excesso, podem chegar a prejudicar um pouco o funcionamento do coração, provocando arritmias, por exemplo. Para dar energia, é importante consumir fontes de carboidrato, como macarrão, tapioca, cuscuz, arroz.

Outra dica importante é beber água entre uma latinha e outra. “Muita gente se esquece de beber água porque já está consumindo outros líquidos. Mas isso é um grande engano, o álcool desidrata o organismo. Beber água ajuda muito a reduzir os efeitos de uma possível ressaca.”, cita o nutricionista.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe nosso instagram e veja no stories as novidades.