Boa alimentação pode garantir energia para as festas de carnaval

Calor e a falta de tempo para comer corretamente pode deixar o corpo sensível e aumentar as chances da ressaca

Revista Evoke
Bem Estar, Nutrição
24/01/18 10:40

A chegada do carnaval, acompanhado das altas temperaturas e de toda a folia de prévias, ensaios e bloquinhos de rua, pede aquela atenção a mais com o corpo. Para aguentar os quatro dias de festa e manter o pique o indicado por profissionais é apostar em uma alimentação saudável e refrescante, tanto para a preparação, quanto para a recuperação de toda a agitação.

Saídas longas, calor e pouco tempo entre os bloquinhos? De acordo com os especialistas, refeições mais completas e energéticas podem ser a saída para nutrir o corpo durante o período em que ele ficará apenas com os lanches fora de hora.  Durante a folia castanhas, frutas secas e barrinhas de cereais ajudam a manter o corpo em pé e são muito praticas.

A nutricionista Gabriella Alves, da Corpometria, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), explica que a ingestão de água durante o consumo das bebidas alcoólicas é imprescindível para hidratar o corpo e evitar os sintomas da ressaca. Sucos com alimentos termogênicos, por exemplo, podem ser aliados para curtir a folia.

Uma boa dica é tomar um suco de melancia com canela ou abacaxi com gengibre. “A fruta irá fornecer carboidratos e energia, enquanto a canela e o gengibre auxiliam  no ânimo para as longas folias.”, informa Gabriella.

Mas se depois de todos os cuidados veio aquela indisposição, boca seca e dores fortes na cabeça, é possível que a ressaca tenha dado o ar das graças. “Nessa situação o melhor é consumir alimentos que auxiliarão na destoxificação do organismo e hidratação. Assim, abuse de água e água de coco. Também podem ser consumidos isotônico e suco verde, produzidos em casa”, indica.

Fique atento! A nutricionista dá algumas dicas para lidar com a ressaca e cansaço pós carnaval:

Cinco dicas para evitar a ressaca:

1) Hidrate-se;

2) Consuma alimentos protetores hepáticos, como alho, agrião e açafrão;

3) Alimente-se bem durante o consumo de bebida alcoólica;

4) Durma bem;

5) Pratique exercícios físicos.

Evite:

De acordo com a especialista, a falta de uma alimentação adequada pode piorar o quadro da ressaca. “Alguns alimentos também podem intensificar a enxaqueca, tão comum. Por isso, recomenda-se que os pacientes evitem chocolate, café e até mesmo as frutas ácidas”, finaliza Gabriella.

 

 

 

Revista Evoke

Acompanhe nosso instagram e veja no stories as novidades.