Aplicativo ajuda usuários a identificar serviços que consomem créditos

Função do app escaneia e lista serviços e cobranças nas linhas telefônicas móveis

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Revista Evoke
Notícias, Tech
07/06/18 16:02

O aplicativo identificador e bloqueador de chamadas desenvolvido pela Gogolook, Whoscall – Quem Chama, lança uma nova função. Ela ajuda seus usuários a identificar cobranças de serviços em suas linhas e entender como seus créditos foram utilizados. Isso ajuda o usuário a economizar dinheiro. A nova ferramenta, batizada de Recarga Protegida, é gratuita. Ela escaneia e lista todos os serviços e preços de assinatura com cobrança recorrente como; boletins de notícias por SMS, jogos, horóscopos, serviços de música, entre outros. Permitindo que o consumidor compreenda melhor a composição de seus gastos com a operadora e, assim, cancele os serviços indesejados.

A Recarga Protegida do Whoscall é uma aliada ao consumidor, que passa a contar com mais transparência sobre o uso de seus planos e créditos e com uma maneira de economizar dinheiro. Tudo isso pois grande parte desses serviços, chamados SVA (serviços de valor adicionado), acaba sendo contratada pelo cliente por engano. Isso ocorre pela forma como são oferecidos pelas empresas de telefonia.

Segundo Marcos Gomes, Country Manager da Gogolook no Brasil “considerando que cada serviço custa em média R$4,99 por semana, e o ARPU (receita média por usuário) no mercado brasileiro é de R$ 21,00, o consumidor acaba gastando nesses serviços o valor quase total da sua recarga de créditos mensal”. Ou seja, se o cliente tiver pelo menos um serviço contratado, o gasto anual médio é de R$ 259,48, o que poderia ser usado para comprar 100 kilos de arroz, ou 32 pacotes de dados adicionais de 400 megas.

A Recarga Protegida favorece, principalmente, usuários de linhas pré-pagas. Eles correspondem a 62% do total de linhas móveis no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Na ausência de uma fatura com os gastos esclarecidos, seus créditos são consumidos por assinaturas que eles desconhecem. “Muitas vezes as pessoas não sabem por que seus créditos acabam tão rápido. Ao escanear suas mensagens, percebem que têm um ou mais desses serviços contratados”, esclarece Marcos. Clientes com linhas pós-pagas também podem se beneficiar da nova ferramenta. Apesar dos SVAs serem apresentados na fatura, muitos não atentam para essas informações, e também podem esclarecer como sua conta telefônica está sendo composta.

Segundo a Anatel, os SAVs não são serviços de telecomunicações, e contemplam envio de horóscopo por SMS, dicas de beleza, jogos, música, vídeo, back-up e outros conteúdos.

Segundo a agência, a cobrança só pode ser realizada se o cliente autorizar previamente que os serviços sejam prestados. As cobranças de SVAs figuram no topo da lista de reclamações em institutos de defesa do consumidor e já foram, inclusive, foco de campanhas de conscientização. Mas, apesar de alguns avanços por parte das operadoras de telefonia, ainda são práticas recorrentes.

Desenvolvido pela Gogolook, sediada em Taiwan, o Whoscall – Quem Chama é pioneiro no oferecimento desse serviço no mundo. Já a Recarga Protegida está sendo desenvolvida especificamente para o mercado brasileiro, que é o país com uma das ligações telefônicas mais caras do mundo.

 

Como Funciona

O usuário precisa manter suas mensagens SMS dos últimos 30 dias para o bom funcionamento do serviço. O ícone da Recarga Protegida encontra-se na tela inicial do aplicativo. Ao clicar, a função escaneia os SMSs da linha do cliente e lista todas os serviços contratados, e o usuário pode avaliar se a contratação foi realmente por escolha própria ou não.

 

Os desenvolvedores do aplicativo orientam ao cliente que o escaneamento seja feito antes da nova recarga de créditos. Isso servirá para identificar se há serviços de assinatura sendo cobrados, permitindo um tempo hábil para o cancelamento. Após a recarga de créditos, é aconselhável fazer novamente o escaneamento, pois caso o usuário tenha apagado mensagens de SMS, receberá outras sobre os serviços contratados e descontos, podendo cancelá-los e evitar cobranças futuras.

Inicialmente os usuários poderão escanear e identificar os serviços contratados. Nas próximas versões Whoscall oferecerá auxílio e tutorial para os processos de cancelamento.

 

O Whoscall

O aplicativo já está presente em 100 países, com 65 milhões de downloads. Desde 2015 atuando no mercado brasileiro, conta com serviços que oferecem proteção e segurança aos consumidores, como: Identificação de Operadora; Cartão de visitas e Identificação e Bloqueio de Chamadas (Trotes, Golpes, Telemarketing), este sendo o mais usado, pois conta com um banco de dados de mais de 1 bilhão de números identificados e tagueados pelos próprios usuários, incluindo bloqueio por DDD, Bancos e Operadoras. Ainda, lançada em novembro de 2017 exclusivamente para o mercado brasileiro, a Função Herói permite ao usuário favoritar números de amigos e familiares e ser alertado em tempo real sempre que essas pessoas receberem chamadas identificadas como suspeitas, gerando segurança e prevenindo ações contra golpe, trote e telemarketing.

O aplicativo Whoscall – Quem Chama está disponível gratuitamente para as versões Android e iOS, mas a função Recarga Protegida está acessível, inicialmente, somente para usuários de Android.

 

 

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