Ano Novo, metas novas!

Dicas de como se planejar em 2018

Revista Evoke
Direito, Notícias
23/01/18 15:57

A partir de janeiro, metas e planos costumam ganhar uma nova roupagem, combinados com as experiências do ano que passou e a corrente de expectativa para o novo ciclo.

Às vezes, quando a gente olha para o futuro fica, meio perdido e quer muita coisa. Com essas quatro perspectivas; finanças pessoais, relações sociais, cuidados com a saúde e desenvolvimento intelectual, a gente consegue canalizar, ter mais foco e conseguir realizar as metas.

O período de férias está quase no fim: o retorno da rotina e a execução das metas para 2018 está chegando. Contudo, alcançar
objetivos nem sempre é fácil; antes de começar, a melhor opção é montar um planejamento.

Mas como se planejar? O que é necessário para isso? O palestrante e especialista em competências socioemocionais, Fernando Duarte, preparou explica e dá dicas de como se organizar para garantir que as metas pretendidas para este ano sejam cumpridas.

• Seja grato a vida! Pare de carregar o peso do passado. Liberte-se de rancores, perdoe a si mesmo e aos demais. Sem resolver o passado fica difícil seguir em frente.

• Organize-se! Arrume sua mochila, limpe seu quarto, casa ou escritório. Jogue fora o que você não precisa e doe o que pode ser útil para alguém. Abra espaço para o novo entrar.

• Saiba o que importa para você, pelo que vale a pena viver e lutar. Dedique um tempo para esclarecer seus valores, princípios e missão de vida.

 

Aproveitamos e reunimos dicas de planejamento que te mostram como se organizar nesse novo ano!

1- Colocar no papel é a primeira coisa. Um objetivo escrito consolida o pensamento, e o pensamento consolidado te leva a tomar uma ação.

2- Coloque prazos (meses) de quando você vai iniciar e/ou terminar essa atividade.

3- Outro ponto importante é ter alguém pra motivar ou monitorar a sua performance. Essa pessoa vai olhar se você está, de fato, cumprindo o que se comprometeu a fazer.

4- Utilize diariamente post it para te lembrar das resoluções daquele mês.

5- Resoluções mais complexas (troca de emprego, compra de um imóvel) devem ser planejadas separadamente. Crie planilhas no computador com todos os dados importantes para realizar cada resolução.

6- Defina passo a passo das suas conquistas. Trace um plano e um caminho e celebre a cada passo alcançado, afinal, é um passo mais próximo do seu objetivo final.

Tempo é uma questão de prioridade e escolha. É você quem define onde quer alocar seu tempo, por isso é importante ter objetivos claros. Se você não sabe exatamente o que fazer, dificilmente você será uma pessoa produtiva. Se a pessoa for buscar produtividade, precisa ter clareza nesses objetivos, estabelecer onde quer chegar e já começar a caminhar.

 

 

Revista Evoke

Acompanhe nosso instagram e veja no stories as novidades.