7 ferramentas para quem ama decoração

Confira ferramentas para utilizar em seus “DIY’s”

Revista Evoke
Arq & Decor, Lifestyle
27/02/18 15:21

 

É cada vez mais comum fazer as decorações em casa ao invés de comprar ou contratar mão de obra para fazer. Essa escolha é feita por vários motivos, como o valor, que é mais barato, ou até mesmo pelo fato de não encontrar o produto desejado ou alguém que faça como você pensou.

Porém, para realizar essa mudança na decoração com o DIY, é preciso se planejar, estudar o que será feito para saber se não haverá nenhum empecilho e também verificar quais serão os materiais e ferramentas necessárias.

Para que sua vida fique mais fácil, vamos mostrar 7 ferramentas que são essenciais no momento de mudar a decoração da sua casa. Elas farão toda a diferença para que você consiga fazer tudo certinho e sem nenhum problema!

Se você tiver uma caixa de ferramentas com todos esses itens, nunca mais terá que pedir emprestado para o vizinho! Confira:

1 – Furadeira

Não seria possível começar com outra ferramenta que não fosse a furadeira. Ela faz parte daquela lista de itens que não podem faltar de jeito nenhum no momento de fazer mudanças na decoração. Para utilizar a furadeira com total segurança, é preciso ler muito bem o seu manual para encaixar as peças da forma correta. Também é necessário ter um pouco de força. Se você tiver alguma dificuldade, chame outra pessoa para lhe ajudar.

 

2 – Brocas de diferentes tamanhos

Embora sejam mais acessórios do que equipamentos propriamente ditos, é simplesmente impossível usar uma furadeira sem ter as brocas que você precisa.
Algumas furadeiras acompanham pelo menos uma ou duas brocas com ela quando vem da loja. Mas, para que você fique tranquilo quando for fazer os seus projetos de DIY, é mais seguro adquirir um conjunto de brocas.
É possível encontrar alguns estojos que vêm com brocas de diferentes tamanhos e até mesmo aquelas que são feitas exclusivamente para parede, madeira ou concreto, para que nunca falte nada.

 

3 – Parafusadeira ou Kit de Chaves de Fenda

Principalmente para quem vai se aventurar e fazer móveis, ter uma parafusadeira pode ser uma ótima opção para facilitar o trabalho, já que é preciso utilizar parafusos que são mais grossos e difíceis de apertar apenas com a chave de fenda. Caso esse não seja o seu principal objetivo, apenas um kit de chaves de fenda de diferentes tamanhos serve para realizar toda a mudança na decoração. A parafusadeira ajuda a deixar o trabalho mais rápido, porém, grande parte das atividades podem ser realizadas sem ela.

 

4 – Lixas ou Lixadeiras

Certamente, se você está em um projeto de mudar a decoração do ambiente, as paredes serão pintadas ou você colocará algum produto nelas, como um papel de parede ou até mesmo um tecido. Para que a pintura seja feita de uma forma que fique mais bonita, é preciso lixá-la. Para isso, a lixadeira pode ser utilizada em superfícies de madeira, mas, caso ela seja pequena, fina e não seja reta, o mais indicado é utilizar uma lixa manual, pois assim você não corre o risco de estragá-la
Não podemos deixar de citar que existem vários tipos de lixa, para madeira, ferro, alvenaria e outras. Para que o serviço seja bem feito, é essencial escolher a lixa apropriada, para não danificar a superfície. Preste atenção no tamanho do seu grão: quanto maior ele for, mais rígida ela será. Se for utilizar para fazer acabamento, escolha as de grãos menores, que são as de número maior.
5 – Esquadro e Régua

Para quem for fazer móveis, ter um esquadro é indispensável, pois ele ajuda a ter mais precisão nas medidas e saber se elas estão retas em um ângulo de 90º. Indicamos também a régua, para que você tenha certeza das medidas que estão sendo feitas para saber se uma parte do móvel se encaixa perfeitamente à outra. Mas, se tiver que escolher entre uma dessas duas ferramentas, prefira o esquadro, pois ele também funciona como uma régua e ainda ajuda na precisão do ângulo.
6 – Serra de Arco ou Serra Tico-Tico

Para fazer cortes retos em madeiras grandes, o melhor é escolher uma serra tico-tico para ter certeza de que o corte ficará certo ou até mesmo para cortar em formatos diferentes, como um círculo, por exemplo. Caso não queira comprar a serra tico-tico, a mais popular serrinha de arco ajuda em muitos casos. Claro que ela não tem tanta precisão como a elétrica, mas é possível fazer muitos DIYs com ela.

Assim como as lixas, as serrinhas também estão disponíveis para cortar materiais diferentes, como plástico, ferro, madeira e etc. Para que ela não fique danificada, é importante utilizar a serra apropriada para cada material.
7 – Martelo

E por último, mas nem um pouco menos importante, o famoso martelo. É praticamente impossível fazer qualquer projeto sem ter essa ferramenta, seja para bater um prego ou para tirá-lo de alguma superfície. Como não existem muitas diferenças entre os modelos de martelo, a dica que vale é optar por aqueles mais resistentes, fabricados por empresas mais tradicionais. Assim, eles durarão por muito mais tempo e não te deixarão na mão.

Como dica de segurança, tome muito cuidado na hora de dar as marteladas, para não acertar o seu dedo, o que pode resultar em lesões mais sérias.

Não se esqueça de comprá-las em uma loja de ferramentas confiável e que ofereça produtos de alta qualidade, como a Jnakao. Assim, seu kit de sobrevivência para DIYs poderá ser utilizado por muito mais tempo!