7 dicas para atualizar o LinkedIn no começo do ano

É bom fazer uma manutenção em seu perfil para garantir que tudo esteja atualizado

Revista Evoke
Economia, Notícias
04/01/18 11:43

Para começar o ano com o currículo atualizado, uma boa sugestão é fazer isso sempre no mês de dezembro, assim é possível começar o novo ano com um perfil e uma estratégia de networking atualizados.

Segue abaixo 7 dicas de como deixar seu perfil atualizado já no começo do ano:

1-Atualize sua foto

Trocar a sua foto anualmente é um bom hábito para adquirir. Você pode ter mudado o penteado ou adotado um novo estilo de se vestir – ou talvez apenas seja hora de uma foto nova. Quando você atualizar, lembre de nomear o arquivo como “seunome.jpg” antes de carregá-lo. Isso vai fazer com que o seu perfil apareça na primeira página do Google com o seu nome e também na pesquisa de imagens do buscador. Lembre-se de que as melhores fotos para o LinkedIn são aquelas em que 80% da imagem é composta pelo seu rosto. Além disso, o ideal é estar olhando para frente, com um fundo que não seja distrativo.

2-Revise seu currículo

Revise seu currículo e atualize-o se for apropriado. Talvez você tenha um novo cargo voluntário para adicionar ou algum prêmio que recebeu. Assegure-se de que seja autêntico e, ao mesmo tempo, inspiracional, para mostrar que você está pronto para o próximo emprego que busca ter. Seu currículo é o lugar em que você conta a sua história. Torne-o envolvente e atual.

3-Atualize sua entrada de experiência atual

Você completou mais um ano de experiência no trabalho. Mesmo que você esteja no mesmo cargo, você provavelmente tem algumas conquistas empolgantes e novas habilidades sobre as quais contar. Atualize o campo da experiência com onde você está e aonde você quer chegar em sua carreira.

4-Adicione conteúdo multimídia

Compile um inventário com todos os arquivos multimídia que você criou e coletou ao longo do ano. Inclua coisas como apresentações em PowerPoint, white papers, imagens de você trabalhando ou fazendo uma palestra, vídeos de reuniões etc. Então, escolha aqueles que podem ser compartilhados publicamente (você não pode, por exemplo, expor segredos da empresa ou informações de clientes), e, por fim, faça uma seleção mais aprofundada para escolher os que irão ajudá-lo a contar a sua história. Acrescente-os às seções “currículo” e “experiências” do seu perfil.

5-Registre conquistas

O LinkedIn permite que você documente suas conquistas nas seguintes áreas: certificações, cursos, homenagens e premiações, idiomas, patentes, projetos, publicações e pontuações em testes.

Pense em todas as suas conquistas do ano que se encaixam nessas categorias e adicione-as conforme apropriado. Faça o mesmo para qualquer diploma que você possa ter adquirido na seção de educação do perfil. Quando você escolher a instituição na lista do LinkedIn, o logo aparecerá em seu perfil e você será adicionado à lista de ex-alunos. Isso vai ajudar a aproveitar a rede da melhor maneira possível.

6-Avalie seus grupos

É importante observar se você está engajado nos grupos dos quais participa. Questione-se se são os espaços certos para você, se estão gerando valor. Busque novos grupos onde você deveria estar. Avalie sua estratégia nesse sentido, no mínimo, uma vez por ano. Pense nos grupos como associações profissionais e pergunte-se se a sua participação ainda é valiosa e se o prepara para o próximo cargo que você busca. Saia daqueles que não agregam nada. Lembre-se: você pode entrar em 100 grupos do LinkedIn.

7-Torne seus conteúdos atuais

Se você tem adicionado pessoas em sua rede em tempo real à medida em que você as conhece, muito bem! Se você não tem feito isso, é hora de tornar suas conexões atuais. Um processo de três passos pode tornar seus contatos completos:

  1. Faça uma busca reversa em seu email, identificando novas pessoas com quem você se comunicou e que gostaria de adicionar à sua rede de contatos. Então, adicione-as;
  2. Observe o seu calendário do ano e identifique pessoas novas pessoas com quem você interagiu em reuniões, eventos etc. Inclua-as se você ainda não tiver feito isso;
  3. Identifique pessoas da sua equipe, da sua empresa e da sua comunidade de trabalho que você conheceu no último ano, como aquelas às quais você foi apresentado em sessões de treinamento, novos clientes ou novos parceiros de negócios. Assegure-se de que todas essas sejam conexões no LinkedIn.

 

 

Fonte: Forbes

 

Revista Evoke

Acompanhe nosso instagram e veja no stories às novidades.